Região
Caravana da Matemática visita Escola João Wagner, em Morro Reuter
Projeto foi criado pelo curso de Licenciatura em Matemática da Unisinos
Morro Reuter
Bruno Wingert
Nesta terça-feira à tarde, a Escola João Wagner, de Morro Reuter, recebeu a Caravana da Matemática — projeto criado pelo curso de Licenciatura em Matemática da Unisinos, com o objetivo de aproximar os alunos da educação básica do universo da matemática de forma criativa e divertida.
A iniciativa, desenvolvida há alguns anos, teve suas atividades suspensas durante a pandemia e está sendo retomada neste semestre pelos estudantes da disciplina Atividade Acadêmica Matemática na Escola. O grupo busca elaborar e aplicar propostas didático-pedagógicas que incentivem os alunos a refletirem sobre situações-problema e a construírem suas próprias estratégias de resolução.
De acordo com os organizadores, os resultados das avaliações externas evidenciam o baixo desempenho em matemática, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Por isso, destaca-se a importância de repensar o ensino da disciplina, explorando novas metodologias que tornem o aprendizado mais significativo.

Alunos da Escola João Wagner precisaram pensar e se envolver para desenvolver as atividades propostas CRÉD.: Bruno Wingert
Oportunidade valiosa
Nesse contexto, a Caravana da Matemática representa uma oportunidade valiosa de formação para os futuros professores de matemática, permitindo-lhes vivenciar diferentes experiências pedagógicas no ambiente escolar. A ação também fortalece o vínculo entre universidade e escola, transformando o espaço educativo em um campo de pesquisa e prática docente.

O grupo busca incentivar os alunos a refletirem sobre situações-problema e a construírem suas próprias estratégias de resolução. CRÉD.: Bruno Wingert
