Conecte-se conosco

Região

Chuva, vento e frio: quarta-feira será típica de inverno para os gaúchos

25/06/2024 - 21h12min

Os gaúchos devem se preparar para um dia de condições meteorológicas típicas de inverno nesta quarta-feira, devido à atuação de um centro de baixa pressão. Segundo a MetSul Meteorologia, o sistema se aprofundará no Noroeste do estado no início do dia, avançando para o Leste através da Metade Norte e, eventualmente, alcançando o mar, onde se transformará em um ciclone extratropical.

A baixa pressão trará chuva para praticamente todas as regiões, exceto alguns pontos mais a Oeste. Em algumas localidades, especialmente entre a Serra e o Litoral Norte, a precipitação poderá ser moderada a forte. Mesmo com a instabilidade, haverá períodos em que o sol poderá aparecer entre nuvens em diferentes pontos, como o Noroeste, Centro, Oeste e Sul do estado. No entanto, é possível que algumas áreas permaneçam com tempo fechado durante grande parte do dia. Em geral, os volumes de chuva devem variar entre 10 mm e 30 mm, mas em partes da Serra podem alcançar entre 30 mm e 50 mm, com possíveis registros superiores em áreas isoladas.

A formação do ciclone na costa intensificará os ventos ao longo do dia. Rajadas mais fortes, variando entre 50 km/h e 70 km/h, e localmente superiores, são esperadas no Norte da Lagoa dos Patos e no Centro e Norte do Litoral, entre Mostardas e Torres. Cidades situadas na borda dos Aparados da Serra, como São Francisco de Paula, Cambará do Sul e São José dos Ausentes, também devem registrar ventos fortes.

Além disso, o ciclone trará ar frio para o estado, e com a combinação de nebulosidade e chuva, as temperaturas permanecerão baixas até a tarde, acentuando a sensação de frio. A maioria das cidades gaúchas deverá ter temperaturas entre 12ºC e 15ºC durante a tarde, enquanto nas áreas de maior altitude, os termômetros podem marcar menos de 10ºC em diversos municípios.

O ar mais seco e frio impulsionado pelo ciclone na costa trará um início de quinta-feira extremamente frio no Rio Grande do Sul, consolidando o clima invernal no estado. O frio será mais intenso no Oeste, Noroeste e Norte do estado, onde a atmosfera estará mais seca, aumentando a chance de geada. Em algumas localidades, como Quaraí, Santa Rosa, Passo Fundo e Soledade, há possibilidade de temperaturas negativas ao amanhecer. Nos Aparados da Serra e na Serra, nuvens e vento impedirão um resfriamento maior, mas ainda assim as temperaturas devem ficar entre 2ºC e 5ºC.

A MetSul Meteorologia alerta que, no final desta semana, uma massa de ar polar de grande intensidade e de trajetória continental trará temperaturas muito baixas ao Rio Grande do Sul, com o ar frio atingindo até mesmo localidades no Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.