Conecte-se conosco

Polícia

Com foco na prevenção, Delegacia de Dois Irmãos registra novo recorde de prisões

28/12/2023 - 12h33min

Atualizada em 28/12/2023 - 12h49min

Ao longo do ano a DP registrou mais de 3.300 ocorrências (FOTO: Cleiton Zimer / arquivo)

Ameaça foi o incidente mais relatado em 2023

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – Com o objetivo de esclarecer a comunidade sobre o trabalho desempenhado pela Polícia Civil, a Delegacia de Dois Irmãos compartilhou números que destacam aspectos de suas atribuições.

O delegado Felipe Borba explicou que muitas vezes as pessoas não têm uma compreensão clara do papel da Polícia Civil. “Nosso trabalho é predominantemente voltado para investigação criminal, entrando em ação após a ocorrência de um crime, com o propósito de apurar a autoria e apresentar provas do que realmente aconteceu. Para isso, realizamos diligências, encaminhamos solicitações ao Poder Judiciário, requisitamos perícias, entre outras atividades.”

Ao longo do ano a DP local registrou mais de 3.300 ocorrências, sendo que grande parte delas não envolve crime, como perda de documentos, acidentes de trânsito sem lesões e questões cíveis.

Delegado Borba está na Delegacia há três anos (FOTO: Cleiton Zimer)

AMEAÇA

A ameaça foi o incidente mais relatado, totalizando 201 registros. Em seguida, no ranking, destacam-se delitos como estelionato (199), lesão corporal culposa na direção de veículo automotor (112), acidente de trânsito com danos materiais (71), perturbação (66), posse de entorpecentes (62) e lesão corporal (60).

METAS ATINGIDAS

A delegacia alcançou todas as metas estabelecidas pela Polícia Civil, com destaque para os 800 procedimentos (inquéritos policiais, termos circunstanciados e procedimentos de adolescente infrator) finalizados e encaminhados ao Poder Judiciário.

Dentre esses 800 procedimentos, 85% foram enviados com a resolução do caso com o indiciamento dos autores ou, em algumas hipóteses, com o esclarecimento de que o crime não ficou configurado. “Temos um alto índice de esclarecimento, resultado do empenho dos policiais“, enfatiza Borba.

MEDIAÇÃO

Além disso, 103 procedimentos envolveram a mediação de conflitos, uma técnica em que as partes buscam solucionar questões por meio de acordos. O delegado reforçou a importância dessa abordagem na resolução de crimes menos graves.

49 prisões

A DP soma um novo recorde de prisões neste ano, totalizando 49. Esse feito, 11 a mais que o ano anterior, foi alcançado por meio de investigações relacionadas a tráfico de drogas, crimes patrimoniais, violência doméstica contra a mulher, crimes sexuais e captura de foragidos.

Borba expressou orgulho pelos resultados, destacando o esforço na conclusão de importantes inquéritos policiais e enfatizando a continuidade do foco em crimes contra o patrimônio, tráfico de drogas e violência contra as mulheres.

Medidas protetivas para as mulheres

No contexto do atendimento especializado às mulheres, houve o encaminhamento de 95 pedidos de medidas protetivas ao Poder Judiciário, permanecendo a média de cerca de 100 casos por ano. Três prisões se deram em razão do descumprimento por parte dos agressores. “Pretendemos seguir sem feminicídios no município. Para isso, é imprescindível atuação célere e eficiente, neutralizando a capacidade de o acusado avançar no ciclo de violência.”

Palestras nas escolas

Buscando conscientizar e se aproximar dos jovens, a DP participou de palestras que alcançaram mais de 1.000 alunos das escolas locais. Borba ressaltou a importância de dialogar com os jovens, provocando reflexões sobre temas relevantes, como drogas, bullying e violência doméstica, e desmitificando concepções sobre a atividade policial.

Alertas sobre golpes

Neste ano, ainda, com a finalidade de alertar e de conscientizar as pessoas sobre os golpes em geral, em especial o público idoso, o delegado promoveu palestras em diversas instituições e participou de programas de rádio que abordaram o assunto. “Com o auxílio do Consepro, também elaboramos e distribuímos 3 mil cartilhas com orientações sobre crimes de estelionato e de extorsão, que estão em alta nos últimos tempos”, comentou.

Em 2023 conseguiram aprofundar investigações em torno dos golpes e efetuaram a prisão de três pessoas diretamente envolvidas neste tipo de crime, além de conquistar o bloqueio de valores e sequestros de bens, garantindo a restituição, ainda que parcial, do prejuízo causado às vítimas.


TRÁFICO

Foram executadas diversas operações policiais, principalmente visando ao combate ao tráfico de drogas, como ocorreu em relação às Operações “Köder”, “Erzengel”, “Fallen” e a “Einheit”, sendo esta última de forma integrada com a Brigada Militar, “ocasião em que prendemos sete pessoas que desempenhavam papel importante na distribuição de drogas no município”, referiu Borba.

Parcerias

O delegado agradeceu a parceria com instituições como Ministério Público, Poder Judiciário, Brigada Militar e órgãos da Prefeitura, além do apoio da comunidade com informações e denúncias.

Destacou o papel crucial do Consepro, que não apenas garante a manutenção do serviço, mas também promove melhorias constantes para beneficiar policiais e cidadãos. “Neste terceiro ano à frente da Delegacia de Dois Irmãos, mais uma vez só tenho a agradecer, e o sentimento de satisfação profissional segue elevado“, concluiu.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.