Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa – 14/01/2026

13/01/2026 - 23h51min

Dois Irmãos

Mauri Marcelo ToniDandel

 

ADEUS ITAÚ?

O banco mais antigo de Dois Irmãos vai fechar as portas aqui. Clientes do Itaú estão sendo comunicados e a base de contas será transferida, ao que parece, para Sapiranga. Estamos confirmando as informações ainda e vamos trazer mais esmiuçadas, assim que o Itaú nos informar oficialmente.

MAIS ANTIGO

O fechamento não é uma bomba, pois vem ocorrendo com muitas agências de “bancões” Brasil afora. Em NH a gente vê vários que fecharam. Mas a grande questão é a relevância histórica do Itaú (ou Unibanco) aqui na cidade.

MALLMANN

O Itaú não é um mero banco aqui, pois foi o primeiro a apostar na cidade, ainda bem antes da fusão com o Unibanco. Ou melhor, ainda antes disso, quando o Unibanco nem era Unibanco, era um outro nome (que não lembro), sendo capitaneado aqui pelo então aspirante a prefeito João Arnildo Mallmann, que mais tarde se tornou fundador da Maide e prefeito de Dois Irmãos.

APOSENTADOS

Mas, outro dia a gente fala mais disso. O objetivo aqui é informar sobre o fechamento ou transferência para Sapiranga. E informar principalmente os leitores “mais de idade”, pois muitos aposentados recebem sua aposentadoria na agência do Itaú.

 

NÃO QUER CALAR

– Ontem falamos dos golpes, hoje só queria dar um recadinho: a gente vê muitos golpes acontecerem na região. E já vimos de tudo, pois são anos e anos de jornalismo. Mas, foi-se o tempo do bilhete premiado, agora são outras artimanhas. Já se deu conta disso?

– Esse golpe do MEI, confesso que nunca tinha visto. Se essa bandidagem usasse essa inteligência, essa criatividade e a capacidade de se reinventar PARA O BEM, o Brasil seria potência mundial.

-Isso mesmo, repito aqui ao falar de golpistas e da bandidagem a mesma frase que falo sempre para os políticos de Brasília: se usassem a expertise para o bem e não para as maracutaias, o Brasil estaria a frente dos EUA disparado. Você discorda?

 

RÁPIDAS

– Janeiro é o mês mais caro do calendário brasileiro?

– Nossa assinante Adelma Wolf veio nos contar que gosta das “frases” (ou ditos) que usamos aqui na Começo. Qual delas você, que está lendo, prefere? A do “perder os butiás do bolso” ou qual?

– Sabe a história dos “dois coelhos com uma cajadada só”? Foi o que o Trump fez. Capturou Maduro e agora Cuba está entrando em colapso porque depende do petróleo da Venezuela para tudo.

– Extraoficialmente, a Fest Feira já tem data, será de 30 de abril até dia 3 de maio. E já tem reunião acontecendo para organizar o evento com ampliação. Aguarde.

– A mensagem positiva do dia, de Chico Xavier: ‘Nem Jesus Cristo quando veio à Terra se propôs a resolver o problema particular de alguém. Ele se limitou a nos ensinar o caminho que devemos percorrer por nós mesmos. Abençoada semana!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.