Conecte-se conosco

Região

Como era Morro Reuter na década de 50

20/03/2024 - 09h00min

Texto em alemão mostrava como era Morro Reuter nos anos 50 no jornal alemão de maior importância da época . (Créditos: ACERVO MUSEU LAURINDO VIER/ARTE MAURI M.T.DANDEL)

Reportagem do St. Michaelsblatt nos anos 50 fala sobre Morro Reuter no suplemento alemão

Mauri M.T.Dandel

Este conteúdo faz parte do Especial de Aniversário de Morro Reuter – 32 anos

Morro Reuter – Nos anos 50, em uma seção chamada Gaucholand, no jornal alemão St. Michaelsblatt de 1 de setembro de um ano qualquer nos anos 50 (o ano exato não foi possível identificar, foi escrito o que era Morro Reuter.
O hoje município, na época, tinha apenas seis casas comerciais, mas tinha um hotel e três cafés coloniais. E a vocação no ramo na metalurgia (e segmentos agregados) já existia, pois tinha um ferreiro e um funileiro, além de duas oficinas.
O texto é em alemão e na tradução diz:

CARTA DE MORRO REUTER

Uma vez que o suplemento alemão tem pouca cobertura sobre este assunto, vou ter a coragem de escrever um relatório. Se alguns leitores riem durável, isso não importa: pois o riso é saudável, e nenhum estudioso ainda caiu do céu; pois uma pena e uma pena são duas coisas diferentes.
Morro Reuter é uma cidade bonita com 3 cafés e restaurantes, 1 hotel, 1 Moinho, 1 madeireira, 1 funileiro, 1 ferreiro, 1 sapateiro, 2 oficinas, 2 açougues e 6 casas comerciais.
Só falta uma coisa: uma grande igreja. Se há Santa Missa aos domingos, então nossa capela é muito pequena.
Mais da metade deles tem que assistir à Santa Missa do lado de fora. Esperemos que o trabalho na nova igreja comece este ano”.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.