Conecte-se conosco

Região

Morro Reuter 32 anos – Esquadrias Büttenbender: 75 anos de história e desenvolvimento

20/03/2024 - 09h25min

Como a empresa familiar manteve-se aberta a inovações e tornou-se referência no mercado regional

Por Nicole Pandolfo

Quando Vicente Büttenbender deu o primeiro passo no ramo da marcenaria, a família de agricultores, com 9 filhos, se surpreendeu: “Meu pai e tio sempre contavam que um dia ‘deu uma louca’ no meu avô após uma colheita frustrada e ele disse pra minha avó: ‘eu vou começar uma fábrica de artefatos de madeira’”, conta Joel Büttembender, integrante da terceira geração de administradores da empresa que, em 2024, completa 75 anos.

A marcenaria, em Picada São Paulo

Era 1949, e Vicente percorria a região em uma bicicleta fazendo medições e anotando pedidos dos clientes. Natural do Walachai, escolheu as terras da família da esposa Wilma, em Picada São Paulo, para instalar a marcenaria que produzia o que fosse requisitado pelos clientes, desde cadeiras, mesas, até caixão: “Meu pai conta que quando falecia alguém na região, era trazido, com uma cordinha, o tamanho da pessoa que faleceu. Meu avô chamava os filhos para preparar o caixão, às vezes ainda de madrugada”, relembra Joel.

Registro da estrutura da empresa nos seus primeiros anos

O primeiro caminhão comprado pela empresa no ano de 1960

Seu Roque, um grande líder

Na época não havia eletricidade na região e o trabalho não seguia uma ordem ou uma linha de produção, cada marceneiro assumia a fabricação de uma peça do início ao fim. Seu Vicente incumbiu aos 5 filhos homens o trabalho na empresa, mas Joel conta que Roque, o filho mais velho, foi sempre o braço direito do pai Vicente: “O meu pai, Walter, trabalhou na produção e organizou os fluxos produtivos. O seu Roque ficava mais na parte gerencial e comercial, ele sempre foi a figura principal da segunda geração, sempre foi um grande líder”, lembra Joel, com carinho, do tio que faleceu há pouco tempo, aos 81 anos. “Ele era muito alto-astral, gostava muito da empresa, passava quase todo dia aqui. Sempre muito participativo.”

Roque Büttenbender (in memoriam) foi a figura principal da segunda geração na empresa: “Ele se dedicou muito pela empresa e também pela família e pela comunidade.” (Foto: Acervo Pessoal)

Esquadrias

Foi por volta dos anos 80 que a produção de esquadrias ganhou relevância e a empresa, que já estava sob o comando da segunda geração, tornou-se referência no mercado. Nos anos 90, iniciou-se um processo de produção mais industrializado, sem perder a essência familiar, mas agora com um fluxo de produção que dava conta do constante aumento da demanda que chegava de construções em Porto Alegre, São Leopoldo e Gramado, por exemplo. “Cada um passou a ser responsável por uma parte da produção”, conta Joel que, assim como os demais membros da família que trabalham na empresa, também iniciou no processo produtivo.

Selecio José Knorst irá completar 50 anos na empresa em abril: “Eu vi eles nascerem, crescerem, virarem meus patrões”, diz ele com carinho, referindo-se aos atuais administradores da terceira geração da família Büttenbender (Foto: Nicole Pandolfo)

PVC

Até então, o foco da empresa era voltado para a produção de esquadrias em madeira, mas a Büttembender sempre esteve atenta às inovações. Em 2008, deu início à produção de esquadrias feitas de PVC, um polímero de maior densidade que confere às aberturas um melhor isolamento térmico e acústico. Joel e o primo Roger estiveram em uma feira especializada na Alemanha, em 2012, e identificaram o mercado promissor para o uso desse material em construções que cada vez mais buscam uma melhor adaptação às condições climáticas.

A fábrica investe em tecnologia de ponta para a fabricação das esquadrias (Foto: Nicole Pandolfo)

Lançamento: nova linha minimalista em alumínio

Para 2024, a empresa trará mais uma novidade: a Büttembender lançará uma linha minimalista em alumínio de alto padrão. Um novo conceito em esquadrias com perfis mais estreitos, dando maior espaço para o vidro. “O PVC é uma esquadria mais robusta, já o alumínio é um produto mais estrutural”, explica Joel. “Então, vai ser um produto que proporciona esse aspecto de bastante vidro, com pouco perfil, mas com vedação térmica e acústica também.”

A melhor solução

Com uma posição consolidada no mercado, a Büttembender possui clientes em Gramado, Canela, grande Porto Alegre, litoral, e em Florianópolis. Estar posicionado na BR 116 facilita o acesso a diversas regiões, já que a empresa oferece serviço completo de planejamento, produção das esquadrias, instalação e revisão. “Hoje a gente busca, como empresa, se tornar referência em esquadrias, indiferente do material, mas achando a melhor solução para o cliente, com padrão de qualidade elevado.”

Walter Büttenbender, segunda geração, comemorando os 75 anos da empresa com os gestores da terceira geração: (Da esq. para dir.) Joel, Roger, Maiquel, Walter e Daniel Büttenbender. (Foto: Arquivo pessoal)

Vista aérea da atual estrutura da empresa em Picada São Paulo (Foto: Divulgação)

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.