Conecte-se conosco

Região

Outono inicia hoje com expectativa pelo fim do El Niño e do calor

20/03/2024 - 09h47min

Nesta quarta-feira, às 0h06, o outono chegou oficialmente no Hemisfério Sul para marcar a transição entre o calor do verão e o frio do inverno. Com a mudança de estação, a MetSul Meteorologia divulgou um prognóstico detalhado sobre o que esperar em termos de clima para os próximos meses no Rio Grande do Sul.

De acordo com as previsões, o Estado deve enfrentar um outono com características específicas, que incluem temperaturas acima da média em algumas regiões e um padrão de chuva variável, com destaque para o Sul gaúcho.

O fenômeno El Niño, que ainda se faz presente no Oceano Pacífico, está enfraquecendo gradualmente, indicando o fim de sua influência. Espera-se que até meados de abril ou início de maio, o El Niño desapareça completamente, dando lugar a uma fase de neutralidade no Pacífico.

Essa transição climática trará consigo mudanças na precipitação, com o Sul do Brasil, especialmente o RS, podendo esperar chuvas acima da média. Quanto às temperaturas, a previsão aponta para um outono com dias mais quentes. Espera-se uma variação na temperatura, com desvios positivos menores na metade Norte gaúcha e marcas próximas ou abaixo da média ao Sul.

Além disso, o outono será marcado por três períodos distintos: uma primeira metade mais quente, uma segunda metade com maior frequência de dias amenos ou frios, e um final mais próximo das características do inverno.

Com a mudança climática, espera-se também um aumento na frequência de fenômenos como nevoeiro e a ocorrência de bruscas mudanças no tempo, especialmente com a chegada de frentes frias e a presença de ciclones extratropicais, que podem trazer ventos intensos e chuvas volumosas.

Dia e noite com a mesma duração

No Brasil, o equinócio de outono, que acontece hoje, marca o início da estação, quando o Hemisfério Sul recebe os primeiros sinais de transição entre o calor do verão e o frio do inverno. Este fenômeno astronômico ocorre quando o Sol atinge a posição mais centralizada em relação à linha do Equador, o que resulta em dias e noites de igual duração em todo o planeta.

Durante o verão, os dias tendem a ser maiores do que as noites, enquanto, a partir do outono, a situação se inverte até que ocorra o equinócio de primavera, quando novamente os dois períodos têm igual duração e a lógica passa a se inverter novamente.

Plátanos mudam de cor

No outono, os plátanos, árvores pertencentes ao gênero Platanus e que são um símbolo da região, passam por um processo natural conhecido como “mudança de folhagem” ou “mudança de cor das folhas”. Durante esta estação, as folhas destas árvores começam a mudar de cor, passando de verde vibrante para tons de amarelo, laranja e vermelho.

Esse fenômeno ocorre devido à diminuição da intensidade da luz solar e à redução da temperatura, que desencadeiam a produção de pigmentos nas folhas, como a clorofila, responsável pela cor verde. À medida que o outono avança, as folhas dos plátanos começam a cair, preparando a árvore para a chegada do inverno.

Esse processo faz parte da estratégia das plantas para preservar energia e nutrientes durante os meses mais frios e secos, quando a fotossíntese é menos eficiente. A queda das folhas também contribui para o ciclo de nutrientes do solo e oferece proteção para a árvore contra intempéries.

Assim, no outono, os plátanos apresentam um espetáculo visual único, com suas copas adornadas por uma variedade de cores quentes, proporcionando uma paisagem encantadora para quem contempla a natureza nesta estação do ano.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.