Região
Comunidade São João Batista celebra tradicional Festa do Colono em Ivoti
Por Geison Concencia
Ivoti – A Comunidade São João Batista, na localidade de Picada Feijão, em Ivoti, recebeu neste sábado a tradicional Festa do Colono, animada pelo Trio Chama Nóis. O evento contou com almoço e exposição de tratores, utensílios agrícolas e drones para pulverização das lavouras.
O presidente do Sindicato da Agricultura Familiar de Ivoti, Presidente Lucena e Lindolfo Collor, Gabriel Bervian, explica que a festa é tradicional na região, sendo realizada originalmente na sede do sindicato. No entanto, com o aumento da participação da comunidade, surgiu a necessidade de alternar o local a cada ano, de forma a integrar todos os produtores.
“Decidimos também realizar o evento nas comunidades do interior. O sindicato está presente nos três municípios: Presidente Lucena, Ivoti e Lindolfo Collor. Optamos por realizar a festa em um município diferente a cada ano. Começamos em Nova Vila, depois fomos para Lindolfo Collor, na Picada 48; em seguida, para Presidente Lucena, no ginásio da Comunidade Católica; e, neste ano, estamos aqui na Picada Feijão. Nossa ideia é continuar fazendo esse rodízio, privilegiando cada comunidade”, afirmou Bervian.
A Festa do Colono é motivo de celebração pela prosperidade agrícola da região. O presidente do sindicato destaca a proximidade com grandes centros urbanos, importantes consumidores, como um fator essencial para a sobrevivência da agricultura nos três municípios. Além disso, ressalta que o avanço tecnológico no campo tem atraído jovens de volta à atividade rural, reduzindo o impacto da evasão agrícola.
“Nossa região é muito boa para a agricultura. Estamos perto dos grandes centros urbanos, o que facilita o escoamento da produção. Podemos cultivar de tudo aqui, é uma região muito rica nesse aspecto, pelo menos eu avalio assim. Claro, às vezes o clima prejudica, com excesso de chuva ou seca, e o agricultor precisa enfrentar essas dificuldades. Hoje vemos os jovens voltando para a agricultura. Anos atrás, eles saíam, mas agora estão retornando”, apontou Bervian.
Drones de última geração trazem modernização para o campo
Durante a Festa do Colono, também ocorreu a exposição de tratores e implementos agrícolas. Entre os destaques, chamou a atenção o drone pulverizador. A aeronave da RD Drone pode proporcionar um ganho de até 8% na produção, especialmente em condições de chuva, quando o uso do trator fica limitado.
“O drone veio para revolucionar a agricultura. Hoje, o produtor não precisa ter contato com venenos, o que melhora a saúde das pessoas”, comenta Rafael Pedroso, proprietário da empresa.
