Conecte-se conosco

Região

Conheça o projeto da nova ponte de Dois Irmãos

03/03/2024 - 06h05min

Praça, mirante e iluminação compõem a nova ponte sobre o Arroio Feitoria entre os Bairros São João e Vila Rosa.
Uma demanda histórica de Dois Irmãos começa a ser atendida com o início das obras que tem tudo para ser um novo cartão postal para a cidade.

A construção da nova ponte sobre o Arroio Feitoria será bem próxima e vai valorizar significativamente a Ponte de Pedra, construída em 1855, que possuí apenas uma pista e até hoje serve de trânsito para veículos e pedestres, mas gera congestionamento em diversos momentos do dia.

Na nova estrutura será construído um mirante de concreto com deck de madeira para contemplação da Ponte de Pedra, conectando o futuro ao passado, preservando a antiga construção de pedra grês que ligava São Leopoldo à Serra, que além de ser mantida receberá iluminação especial. No entorno também será construído uma praça com playground infantil, área de descanso e iluminação e um abrigo para usuários do transporte público. Também serão realizadas intervenções e recapeamento em trechos das ruas Rio de Janeiro e Alberto Rübenich.

A nova ponte será construída em concreto armado e peças pré-moldadas e terá capacidade para 45 toneladas de carga, a mesma padronizada para rodovias. O vão da ponte terá 42 metros de comprimento. A pista da ponte terá de 7,70 metros de largura e contará com dois passeios e um mirante, totalizando quase 16 metros de largura. Para sustentação da ponte serão construídos muros de contenção com gabiões em concreto e a estrutura elevada será apoiada em três pilares e vigas.

Além de resolver o gargalo de trânsito com as duas pistas que serão pavimentadas com asfalto e valorizar a antiga Ponte de Pedra, a nova ponte está em uma região estratégica para o turismo, lazer e desenvolvimento de Dois Irmãos.

A nova ponte vai qualificar o acesso a área onde estão empreendimentos turísticos e de lazer, é próxima ao Distrito Industrial, conecta o Centro aos bairros São João, Vila Rosa e Travessão, onde está localizada uma área de terras adquiridas pelo Município, planejada para abrigar um Centro de Inovação e um Complexo de Turismo e onde está sendo asfaltada a ligação com Novo Hamburgo via Estrada Jacob Boll.

Além disso, o local da ponte, fica próximo ao Moinho Collet, um dos prédios históricos mais antigos da cidade com potencial turístico e, assim como a Ponte de Pedra existente é praticamente a entrada para o Complexo Esportivo Municipal Norberto Emílio Rübenich, a integração, Ponte de Pedra, Complexo e a cidade será perfeita.

O prefeito Jerri Meneghetti não esconde a felicidade com o início das obras. “Trabalhamos muito para iniciar esta obra e planejamos muito mais que uma ponte, estamos valorizando nosso passado, construindo nosso futuro e melhorando nosso presente”, comemora o prefeito.

A empresa responsável pela construção da ponte é J Bastian Engenharia, com sede em Porto Alegre e que tem no quadro de sócios, o DNA da construção de pontes, como a participação na obra da primeira ponte do Guaíba na capital gaúcha. A estimativa para conclusão das obras é de nove meses.

O investimento na construção é de R$ R$ 7.800.473,99 viabilizados pelo Município por meio do Programa Badesul Cidades Infraestrutura da agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.