Região
CRAS realiza o projeto: “Minha primeira sessão” com o grupo Flor de Maio
São José do Hortêncio – O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Novo Horizonte de São José do Hortêncio oferece o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoas com deficiência através do grupo semanal Flor de maio. Este atendimento faz parte da proteção social básica oferecida pelo CRAS que visa promover a inclusão social e fortalecer vínculos de aproximadamente 10 participantes.
O projeto “Minha Primeira Sessão” foi realizado pela equipe técnica do CRAS e teve como objetivo proporcionar a pessoas com deficiência a experiência de ir ao cinema pela primeira vez, garantindo acessibilidade, conforto e inclusão, considerando que entre os dias 21 a 28 de agosto ocorreu a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência.
Sendo assim, a equipe do CRAS buscou parcerias com diversos locais e o Cinesysten de São Leopoldo compreendeu e apoiou a causa fornecendo cortesia e recebendo as participantes na quarta-feira, 27 de agosto. Também contaram com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Econômico e Turismo, Secretaria da Saúde e Administração Municipal para proporcionar essa experiência ao grupo.
A iniciativa buscou quebrar barreiras culturais e sociais, oferecendo um momento de lazer, integração e pertencimento a um grupo que muitas vezes é excluído de atividades culturais devido a barreiras financeiras, estruturais ou de comunicação.
O acesso à cultura é um direito fundamental garantido pela Constituição Federal e pela Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015). No entanto, para muitas pessoas com deficiência, ir ao cinema ainda é um sonho distante, seja por falta de acessibilidade, apoio familiar ou recursos financeiros. Proporcionar essa experiência é mais que entretenimento: é promover inclusão social, autoestima e cidadania.

