Conecte-se conosco

Região

Daer diz que melhorias devem ser feitas em breve na VRS-873, em Morro Reuter

06/09/2023 - 13h17min

Na noite de segunda-feira, devido a falta de sinalização e visibilidade, uma motorista sofreu um acidente no trecho (FOTOS: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Morro Reuter – Uma motorista, conduzindo um Fiat Uno branco da Paróquia Evangélica São Miguel, de Dois Irmãos, sofreu um acidente na noite de segunda-feira (4), por volta das 22h, na VRS-873 – no trecho do Mato Comprido.

A saída de pista aconteceu sentido BR-116, numa curva, resultando em colisão contra um poste de concreto. No momento havia neblina e pouca visibilidade. De acordo com a Secretaria Paroquial da IECLB, a condutora não ficou ferida.

Situação preocupante até para quem conhece o trecho

O trecho em questão é extremamente perigoso – inclusive já foram feitas diversas reportagens sobre. Quando há neblina (o que é frequente) a visibilidade é nula. Mesmo assim não há iluminação e sinalização adequada.

Já foram registrados diversos acidentes, inclusive um fatal neste mesmo ponto [no dia 20 de setembro do ano passado, Lucas Rossa dos Santos, 33 anos, morreu no local ao colidir com sua moto contra um carro – naquela noite também havia muita neblina].

O risco da via tende a aumentar com a conclusão do asfalto que liga Santa Maria do Herval a Gramado. Portanto, moradores do entorno e motoristas pedem por uma resposta das autoridades.

O que dizem as pessoas que passam no local?

Está péssima a sinalização desta VRS. Para quem passa diariamente é um trajeto muito perigoso, ainda mais quando está escuro, com neblina e chovendo!Esta estrada precisa urgente ser melhor sinalizada, a pintura e a troca dos olho de gato, pois os que tem, não sinalizam mais nada– Raquel Cristiane Reis Mallmann.

Muito mal sinalizada. Em vez de ficar fazendo quebra-molas e outras coisas deveriam investir numa sinalização. Quero ver como vai ficar depois do asfalto pronto até Gramado– Marlete Gorgen Weiler.

Gastar dinheiro com esses quebra-molas eles têm, para investir na sinalização não tem. Vergonhoso isso – Maicon Gewher de Souza

O que diz o Daer?

A reportagem contactou o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – questionando se há alguma previsão para investimentos de melhorias na via, com sinalização e iluminação.

Veja a nota:

“Já está na programação da 1ª Superintendência Regional de Esteio a realização de melhorias na segurança viária da rodovia, que serão providenciadas assim que encerrar o procedimento licitatório referente à contratação de uma empresa de sinalização. Neste momento, a licitação está em andamento na Central de Licitações do Estado.”

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.