Região
Defesa Civil de Dois Irmãos se reúne para alinhar estratégias após chuvas intensas
Na manhã desta sexta-feira (20/06), a Defesa Civil de Dois Irmãos realizou uma reunião com o objetivo de avaliar os impactos das recentes chuvas no município e alinhar estratégias de prevenção e resposta a possíveis emergências.
O encontro foi coordenado pelo secretário de Turismo e Cultura e coordenador da Defesa Civil, Edson Maicá, e contou com a participação do prefeito Jerri Meneghetti, representantes do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, secretarias municipais e demais órgãos envolvidos na gestão de risco.
Durante a reunião, foram analisados os pontos críticos, mas que, apesar da forte chuva registrada na noite de quarta (19) para quinta-feira (20), não houve transbordamento de arroios no município.
O prefeito Jerri destacou que a Administração Municipal faz constantes investimentos para melhorias na drenagem, o que ajudou a evitar alagamentos mais graves nas últimas chuvas. “Já estão em andamento projetos para ampliar e duplicar dois pontilhões que costumam causar transtornos, melhorando a vazão da água. Mesmo com as obras, há locais onde o risco permanece em caso de chuvas intensas, especialmente por represamento no Arroio Feitoria”, disse o prefeito.
Maicá reforçou a importância da integração da Defesa Civil para garantir respostas ágeis e coordenadas. “As equipes vão continuar monitorando caso a chuva persistir nas áreas afetadas anteriormente pelas chuvas, com especial atenção para locais com histórico de alagamento e instabilidade do solo”, destaca Maicá.
A Defesa Civil reforça a importância da participação da comunidade, orientando os moradores a manterem atenção aos alertas oficiais e comunicarem imediatamente qualquer sinal de risco, como rachaduras no solo, movimentações em encostas ou elevação anormal do nível dos rios.
Como forma de garantir atendimento ágil à população, a Prefeitura disponibilizou uma linha exclusiva de celular para contato direto com a Defesa Civil em caso de ocorrências relacionadas às chuvas. O número é (51) 9 9441-3736.