Conecte-se conosco

Região

Dia do Citricultor: família de Hortêncio está na quarta geração de produtores de laranjas

07/06/2023 - 16h12min

São José do Hortêncio – São José do Hortêncio – O dia 8 de junho foi a data escolhida para celebrar o “Dia do Citricultor” e relembrar a importância do profissional que se dedica ao cultivo de laranjas, limões e outras frutas cítricas. O citricultor Paulo Kunzler, que trabalha com a produção de laranjas, bergamotas e limões, entre outros produtos, leva o fruto da sua colheita semanalmente à Ceasa de Porto Alegre. Lá atende no espaço destinado aos produtores rurais do interior do Estado. Anualmente são comercializadas entre 8 e 10 ml caixas de frutas.

“Não conheci meus avós Josefina e José Aloísio), mas eles trabalhavam na agricultura, plantando aipim, criando gado, tinham atafona e faziam farinha e polvilho. Ia para a Ceasa e puxava carrinho, puxando as cargas. Eu ajudava a plantar e colher bergamotas e laranjas. Além disso, junto com meus pais Arnolino Arno e Helga, e meus irmãos plantava e colhia aipim e citros”,comenta o produtor rural.

INDEPENDENTES

Casado com Adelaide Steffens Kunzler, Paulo é pai de Leonardo, 16, que estuda à noite e trabalha na roça durante o dia, e também é pai de Lara, 12. Ele e os irmãos Mauro e Alexandre, começaram o trabalho de forma independente no decorrer dos anos, cada um plantando e colhendo seus produtos, sendo que Paulo começou a se dedicar aos citros. Além de laranjas e bergamotas, a família planta aipim e folhosas. Alexandre tem uma agroindústria e Mauro também se dedica ao cultivo.

“A gente se criou no campo, e vivemos disso, é um trabalho que nos orgulha, e que não trocamos por nada esse trabalho direto nas lavouras”, explica ele. Entre janeiro e março, a colheita de bergamotinha, que é o resultado do raleio, vai para uma empresa de Montenegro, para ser transformada em óleo essencial. Também é uma forma de agregar renda à propriedade rural.

FAMÍLIA: MAIOR RIQUEZA

“Nós seguimos com o trabalho em união, tranquilos e fortes, sendo que hoje, a minha esposa é dona de casa, presidente da Associação Cultural, e ajuda no plantio. O Léo é meu parceiro, também vai junto comigo na Ceasa e ajuda em tudo o que é possível, e a Lara foi Miss RS, Miss Brasil e Miss Mundo Mirim. A minha família é a minha maior riqueza, e também meus amigos. Continuamos a nossa caminhada para empreender, fazendo a força do agro, e contribuindo para o crescimento do Município de forma geral”, destaca o produtor.

NA POLÍTICA

Paulo foi suplente a vereador e atualmente está no seu segundo mandato como vereador, sendo o atual presidente da Câmara de Vereadores. Ele foi do PTB e atualmente está no Democratas. Procuro buscar emendas para auxiliar no nosso desenvolvimento, com o objetivo é contribuir para o bem estar da nossa comunidade”, conclui Kunzler.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.