Conecte-se conosco

Região

Diário da 3ª Idade: morador de Linha Nova vê no Turismo uma alternativa de renda

19/05/2023 - 14h14min

Sítio Rancho Feliz vem sendo trabalhado para receber festas e eventos (Foto: Cândido Nascimento)

Propriedade vem sendo estruturada aos poucos para receber visitantes

Por
Cândido Nascimento

Linha Nova – O morador Mário Arend, 66 anos, tem a vida no campo trazida como herança familiar. Os seus avós já tinha algumas vacas de leite e praticavam a agricultura de subsistência. Os Arend vieram da Alemanha ao Brasil chegando primeiramente em São Leopoldo e depois se instalando na localidade de Canto Bayer.

Segundo Mário, o seu avô chamava-se Augusto Arend. Era plantado na época dele, basicamente milho e feijão. O pai, Ivo (em memória) e a mãe Ida (em memória), plantavam fumo, mas tinham algumas vacas leiteiras. Num turno Mário estudava e no outro ajudava no serviço da roça. Ao todo eram cinco irmãos: Siegfried, Hilário, Adelar, Ilse e o mais novo, Mário. Na propriedade atual, de 10 hectares, foi Mário quem introduziu o plantio de acácia, e dedicou às hortaliças.

Fundador da Hortigranjeiros Arend, o produtor deixa essa parte de comercialização para os filhos. Ele é pai de Joice, 43, Susan, 42 e Moisés, 38. Tem três netos: Briana, Breno e Livia. A empresa está cadastrada na Receita Federal com a atividade fim de Comércio Atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos.

 

Ideia é estruturar o Sítio Rancho Feliz para eventos

Com o intuito de tornar o Sítio Rancho Feliz auto sustentável, Mário começou a investir aos poucos em paisagismo, fazendo muros de pedras, quiosques, decks, sanitários masculinos (5) e femininos (5), e ainda tem um projeto para construir um pavilhão de festas. O local conta com uma bela área verde, galpão, cinco açudes, uma gansa, patos, plantas suculentas, flores e dois hectares de gramado como área de lazer e para acampar. Também tem quatro chuveiros disponíveis e possibilidade de fazer churrasco.

Eu comecei a trabalhar o paisagismo com a retirada do excesso de vegetação, e há uns dois anos foi feito o muro de contenção com pedras da propriedade. Também estamos trabalhando na divulgação pelas redes sociais, e vamos ampliar aos poucos”, explica o morador. Ele pretende construir o Salão de Festas com uma cozinha, e que terá um tamanho total de 25X15m².

A beleza do lugar também é complementada com a criatividade do falecido irmão de Mário, Siegfried, que gostava de fazer objetos artesanais, seja utilizando madeira ou metal. Ele fez diversos de decoração feitos com sobras de troncos de árvores e até réplica de um canhão. Outro detalhe é que ele tem parceria coma Cervejaria Origem, da qual o filho Moisés é sócio. A sua atual companheira, Márcia Flach auxilia na decoração do sítio. O espaço é alugado para festas e eventos, tendo disponível chopeira, suco natural de uva, e uma equipe para trabalhar na parte da cozinha.

CAMINHADA DOS MIRANTES

Está programada para o dia 28 de maio a Caminhada dos Mirantes, organizada pelo Sítio Rancho Feliz, e que terá percurso de 10 quilômetros pelas trilhas e estradas do interior do município. A saída será às 9horas. No trajeto, o pessoal vai passar por vários mirantes, com vista para Ivoti, Grande Porto Alegre e Vale do Caí. Para acompanhar é possível acompanhar no Instagram Rancho Feliz ou pelo Facebook Mário Arend. Mais informações: (51) 991057996.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.