Conecte-se conosco

Região

Documentário contará a história da dança folclórica em Nova Petrópolis

11/03/2024 - 09h17min

Gravações começaram na tarde de sábado, dia 9 de março (CRÉD.: GIAN WAGNER BAUM)

Nos Passos da Tradição é uma produção local que conta com incentivo da Lei Paulo Gustavo

O documentário Nos Passos da Tradição contará a história da dança folclórica em Nova Petrópolis. O material está sendo produzido pelo jornalista Gian Wagner Baum e contará com entrevistas com os grupos de danças folclóricas de Nova Petrópolis que falarão um pouco sobre suas trajetórias em torno da dança. A gravação das entrevistas começou no início de março. A fase de montagem do material deve ocorrer entre abril e maio e a previsão de lançamento é durante o Festival Internacional de Folclore, que ocorre em julho.
Dançar danças folclóricas é algo que foi trazido ao Brasil pelos imigrantes alemães e, desde o início dos anos 1970, Nova Petrópolis abraçou a tradição, criou o Festival Internacional de Folclore e começou a formar grupos de folcloristas. Atualmente são nove grupos espalhados pelas diferentes localidades. Participam do documentário os grupos Böhmerlandtanzgruppe (Linha Imperial), Edelstein (Vila Germânia), Freundschaftkreis (Vila Olinda), GDF Internacional (Centro), Lustige Bergtal (São José do Caí), Pommertal (Linha Temerária), Schutzenhaus Tanzgruppe (Centro), Sonnenschein (Linha Brasil) e Tannenwald (Pinhal Alto).

LEI DE INCENTIVO – A produção deste filme se tornou possível graças a Lei Paulo Gustavo, na qual o projeto foi contemplado através de edital lançado pelo Departamento Municipal de Cultura de Nova Petrópolis ainda em 2023. Além de um lançamento aberto ao público, o documentário será destinado para as escolas do município e grupos de danças para que possam estudar a cultura local e guardar as memórias registradas.

Sinopse
Nos anos 1970, Nova Petrópolis começou a retomar o orgulho de suas raízes, ofuscado no período sombrio da segunda guerra. A cultura e as tradições, sempre preservadas na colônia alemã, foram evidenciadas fortemente através das danças folclóricas que, naquela década, começavam a ganhar o coração dos visitantes. A dança folclórica está presente em cada canto de Nova Petrópolis e a história deste legado será contada no documentário “Nos Passos da Tradição”, que tem previsão de estreia para julho de 2024.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.