Região
Documentário mostra os 30 anos de dedicação ao patrimônio em Dois Irmãos

Filme inclui depoimentos emocionantes
Mauri M.T.Dandel
Dois Irmãos – O documentário “Amigos da Antiga Matriz” conta a história da AAPHeCDI e sua trajetória de três décadas – desde 17 de outubro de 1995 – dedicadas à preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade.
O filme inclui depoimentos emocionantes de fundadores, voluntários e historiadores, além de destacar iniciativas de preservação patrimonial de outras duas entidades: o trabalho das Bordadeiras de Ivoti e a reconstrução da ponte histórica de Nova Roma do Sul, após as enchentes de 2023.
FILME
Filme que registra a participação popular na preservação da memória e do patrimônio cultural de Dois Irmãos está disponibilizado na íntegra no YouTube e Facebook, com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva e visual.
ECAM
A Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos (AAPHeCDI) lançou o documentário em maio, na ECAM, e também em suas plataformas online, em celebração à associação carinhosamente chamada de Amigos da Antiga Matriz, que celebra os 30 anos de atuação da entidade.
PLATAFORMAS
Exibido originalmente em tela grande no Espaço Cultural Antiga Matriz (ECAM), durante a abertura da Temporada Cultural 2025, em março, o filme agora estará disponível em três versões para garantir o acesso de todos: a versão original; uma versão com LSE (legendas para surdos e ensurdecidos); e outra com recursos de acessibilidade para pessoas cegas, com audiodescrição e janela com intérprete de Libras.
No YouTube, o média-metragem pode ser assistido, a partir de domingo, na conta @espacoculturalantigamatriz1322. No Facebook, o conteúdo estará disponível no perfil @ecantigamatriz.
Amigos da preservação histórica – Com 30 minutos de duração, o documentário retrata a trajetória da AAPHeCDI e seu papel na preservação da memória e do patrimônio histórico de Dois Irmãos. A produção também destaca ações de educação patrimonial e formação cultural, reunindo depoimentos de fundadores, voluntários, historiadores e membros da comunidade.
A narrativa inclui ainda histórias inspiradoras de outras entidades dedicadas à preservação cultural, como a Associação das Bordadeiras de Ivoti – responsável pelo resgate dos Wandschoners como patrimônio imaterial – e o grupo Amigos de Nova Roma do Sul, que reconstruíram a ponte sobre o Rio das Antas após a enchente de setembro de 2023.
Viabilização do projeto – O documentário foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) e contou com a gestão cultural da Imago Produtora. O financiamento teve o apoio da Prefeitura Municipal de Dois Irmãos e do Ministério da Cultura.
Ficha técnica
Direção: Alexandre Derlam
Imagens, drone, montagem e finalização: Maurício Fröhlich
Pesquisa, roteiro e produção executiva: Luana Khodja e Vera Maria Rausch
Direção musical, som e mixagens: Gustavo Fallavena
Design gráfico: Gabriela Michels
Acessibilidade comunicacional (LSE): Isabel Varriale Damian
Assessoria de comunicação: Miguel Eich
Produção: Prosa Filmes e Imago Produtora
(Foto: Maurício Fröhlich)