Conecte-se conosco

Região

Dois Irmãos: casos de dengue sobem para 55 confirmados

25/03/2024 - 07h16min

Atualizada em 25/03/2024 - 07h27min

Dois Irmãos  – Segundo o Painel de Casos de Dengue RS, o município registra até neste domingo, 24, 55 casos de dengue confirmados  em 2024. Sendo que 463 notificações, 306 casos em investigação, 80 descartados e 15 inconclusivos.

Em cima da alta nos casos, a prefeitura , por meio da Secretaria da Saúde, adquiriu 1.000 testes rápidos para detecção imediata de dengue.

O objetivo da iniciativa é detectar rapidamente os casos positivos de dengue e permitir o levantamento mais preciso do ponto de vista epidemiológico, contribuindo para o direcionamento das ações de campo, e para o controle do mosquito transmissor.

Como funciona o teste 

O teste precisa ser feito entre o 1º e o 5º dia dos sintomas da doença e somente é realizado por solicitação das equipes de saúde nos casos que preencham os requisitos dos protocolos do Ministério e Secretaria Estadual da Saúde. O teste é sujeito a confirmação com exame sorológico realizado no Laboratório Central do Rio Grande do Sul (LACEN) com coleta entre o 7º e o 30º dia após o início dos sintomas.

Pacientes com sintomas suspeitos de dengue devem ir até uma das 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Dois Irmãos, onde as equipes estão preparadas para o acolhimento, diagnóstico e prescrição do teste, que é realizado gratuitamente no serviço de Vigilância Epidemiológica de Dois Irmãos. Fora dos horários de atendimento das UBSs, os moradores com suspeita de dengue devem procurar o atendimento na Urgência e Emergência 24 horas do Município. O teste é realizado por meio da coleta de sangue, geralmente em um dos dedos das mãos. O sangue coletado é inserido no dispositivo do teste que indicada se a amostra é reagente, não reagente ou inválida.

Onde fazer o teste 

Conforme pactuado entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Direção do Hospital São José, os testes também serão realizados no Hospital após o horário de funcionamento da Vigilância Epidemiológica Municipal. A expectativa é que na próxima semana os testes comecem também a ser realizados pelo Hospital.

Na manhã desta quarta-feira (20), médicos e enfermeiros de todas as UBSs de Dois Irmãos participaram de um reforço de capacitação com a Secretaria Municipal de Saúde para padronizar o fluxo de trabalho para acolhimento, diagnóstico e encaminhamentos dos casos suspeitos de dengue que chegam até as unidades.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.