Região
Dois Irmãos vai escolher novos diretores de escolas municipais
Dois Irmãos – A rede municipal de ensino de Dois Irmãos está em processo de escolha dos diretores que irão liderar as escolas no período de 2026 a 2028, conforme estabelece a Lei Municipal nº 5.119/2022, atualizada pela Lei nº 5.521/2025. O processo eleitoral, que ocorre simultaneamente em todas as instituições, segue cronograma definido pelo Decreto Municipal nº 4.679/25 e envolve etapas como formação das Comissões Escolares Eleitorais, registro de candidaturas, apresentação dos planos de gestão para a comunidade escolar e a votação da comunidade escolar.
Neste ciclo, a Escola Municipal de Educação Infantil Jardim da Alegria, do Bairro Travessão, não tem candidatos inscritos. De acordo com a legislação, quando não há interessados aptos ou quando todos manifestam desinteresse, o diretor é indicado pela Administração Municipal, após escuta do Conselho Escolar e da Associação de Pais e Mestres, respeitando os requisitos legais para o exercício da função.
Situação semelhante ocorre com o Centro Integrado de Educação Complementar – Projeto Global, cuja direção não passa por processo eletivo, sendo definida por indicação do Poder Executivo, conforme lei municipal.
Eleição direta, secreta e facultativa
Nas demais escolas, a escolha será realizada por meio de eleição direta, secreta e facultativa, envolvendo pais, estudantes a partir de 12 anos, servidores e membros do magistério, cada qual com peso proporcional na definição do resultado. A votação está marcada para 12 de dezembro, das 8h às 18h30, com divulgação dos resultados no dia 16.
Ao final do processo, as equipes diretivas eleitas, diretor e vice-diretor, serão designadas pelo prefeito, com posse prevista para 2 de janeiro de 2026.
