Região
Dois Irmãos recebe publicação que destaca mulheres protagonistas do Vale do Sinos

Dois Irmãos – A narrativa inspiradora de 10 mulheres que se destacaram em diversas áreas, como economia, educação e cultura, foram transformadas em histórias em quadrinhos (HQs), e integram o projeto Protagonistas do Vale do Sinos.
Desenvolvido pela produtora cultural e editora Simples Assim, o projeto foi criado para valorizar e reconhecer as contribuições de mulheres que marcaram a história da região. Criadas por 10 duplas de escritoras e ilustradoras, os dez HQs com as histórias das mulheres homenageadas foram reunidas em um box. Dois Irmãos recebeu 48 exemplares do Box.
A secretária de Educação, Denise Maria Maldaner, apresentou o material para o prefeito Jerri Meneghetti. Ela destacou que os exemplares serão entregues nas escolas municipais, estaduais, particular e na Biblioteca Pública Municipal Professor Paulo Arandt.
Duas mulheres com conexão com Dois Irmãos
Entre as dez protagonistas apresentadas na coleção, estão duas mulheres com conexão com Dois Irmãos. Uma delas é a costureira, Edith Anitta Kieling, que nasceu em 1916, na região de São Leopoldo, onde hoje é Dois Irmãos. Edi, como também era conhecida, aprendeu o ofício em casa, com a irmã Ida, no imóvel que ficou conhecido como Casa Kieling e hoje abriga o Museu Histórico de Dois Irmãos.
A outra é Nair Leopoldina Lara de Oliveira, a Vó Nair. Ela faleceu em 2019, aos 101 anos, viúva, com duas filhas, seis netos e cinco bisnetos. Vó Nair era tia da ex-prefeita de Dois Irmãos, Tânia Terezinha da Silva (mandato 2013 e 2020). Ao longo de sua vida, Vó Nair trabalhou como doméstica e foi funcionária pública, mas destacou-se como benzedeira. Sua residência, em Novo Hamburgo, sempre foi bastante visitada.