Região
Dois Irmãos: Vigilância em Saúde apresenta fantasia do mosquito da dengue
Dois Irmãos – Com recursos da Nota Fiscal Gaúcha, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a Secretaria de Saúde de Dois Irmãos adquiriu uma fantasia do mosquito da dengue. Na última quarta-feira (28), a equipe da Vigilância Sanitária e Ambiental apresentou a nova vestimenta de trabalho, que será utilizada nas ações permanentes de conscientização, realizadas pelo setor, principalmente em escolas e em eventos.
A chefe da Vigilância em Saúde de Dois Irmãos, Ednaloi Monteiro Costa, comemora a aquisição, lembrando que o setor utilizava uma fantasia emprestada de outros municípios e do Estado. “Vamos ter mais autonomia para elaboramos nosso calendário de visitas nas escolas, empresas e eventos, com a fantasia própria”, explica Ednaloi. Ela acrescentou ainda, que a equipe da vigilância é muito boa, pois além das visitas domiciliares, estão realizando muito bem o trabalho de conscientização.
Uma das agentes de endemias que encara o papel de mosquita, é a servidora Tauana Rafaela da Rosa, que destacou a importância da presença do lúdico no trabalho com as crianças e, inclusive, com adultos. “Tenho certeza que se fossemos sem o personagem, não conseguiríamos chamar a mesma atenção para a eliminação dos focos do mosquito” conta Tauana. Disposta e animada com a aquisição, ela contou brincando que “tirando a parte que as crianças interagem fisicamente com a fantasia, e tentam arrancar a cabeça do mosquito, é muito bom o trabalho com as crianças”.
A equipe da vigilância aproveitou para reforçar a orientação de que a forma mais eficaz de prevenção a dengue, zika e chikungunya é a eliminação do mosquito Aedes aegypti, por meio da extinção de seus criadouros.
Segundo os servidores do setor, apesar da situação deste ano ser melhor do que em 2022, a combinação de chuva e calor é perfeita para o nascimento do mosquito. “A nossa proposta da campanha 10 minutos contra a dengue segue valendo, por isso, tire um tempinho semanalmente para vistoriar o seu pátio”, lembra Ednaloi.
O biólogo do setor, Fernando Goulart Timm, aproveitou para apresentar uma amostra do trabalho da visita dos agentes em um dos cemitérios em Dois Irmãos. “Todos estes frascos com larvas foram coletados em um único cemitério, por isso nosso apelo é para não deixar recipientes que possam acumular água, como vasos não furados, papel celofane, adorno, envoltórios, enfim qualquer coisa que acumule água”, frisa Fernando.
O Secretário da Saúde, Ismael Fabrício Nervo, acompanhou a apresentação junto com o vereador, Nilton José Tavares, que comandava a pasta até o início do mês. Ismael explicou que além da fantasia também foi adquirido uma centrífuga para a Secretaria e que o plano de trabalho para a compra foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde.