Conecte-se conosco

Região

Domingo com engarrafamento na BR-116 entre Dois Irmãos e Estância Velha

02/06/2025 - 08h13min

Atualizada em 02/06/2025 - 08h29min

Engarrafamento que o turista enfrenta no domingo é o mesmo que o trabalhador enfrenta nas segundas pela manhã para trabalhar

“No Instagram, leitores falam do problema e sugerem alternativas”

“Levei 1h40 para ir de Dois Irmãos a Canoas”, escreveu um

Região – Todo mundo sabe – há muitos anos – que, no inverno, a volta da Serra para a região metropolitana causa lentidão e engarrafamento no trânsito da BR-116.

O problema acontece há muitos anos, mas está cada vez pior. E, nas imagens do vídeo, os veículos estavam parados (sentido Serra-capital).

Nos últimos invernos, o engarrafamento era “normal” até a altura do shopping Portal da Serra ou até a entrada do Travessão…
Em dias de maior movimento se estendia até a malhas Daiane; às vezes, um pouco mais…

Mas neste domingo, por volta das 17h, o trânsito ‘parou’ já entre restaurante Barbon e a floricultura Pé da Serra, próximo ao trevo da Colônia Japonesa – e não teve qualquer acidente para justificar – e, estava aumentando, pois o fluxo de veículos era grande e “estava tudo parado desde o Posto Sapatão”, no acesso à Roselândia.

Se às 17h o engarrafamento estava neste trecho, certamente foi bem maior até o início da noite.

Três perguntas precisam ser levantadas (a seguir):

– Até quando vamos obrigar o turista – que vem passear e gastar seu dinheiro no nosso comércio – enfrentar engarrafamento para voltar para casa?

– Até quando a BR vai deixar o trabalhador pegar engarrafamento já na segunda de manhã cedinho – no mesmo trecho – quando vai trabalhar em Novo Hamburgo ou Porto Alegre pela manhã?

– Os impostos são cada vez maiores – e vem aí as novas taxas do IOF – mas, cadê o retorno para a nossa região, que tanto imposto paga?

Por fim, a pergunta que não quer calar:
Você que mora na região ou conhece esse problema há anos – ou, então, passa pelo local com frequência e enfrenta o problema – qual a tua sugestão?
O que poderia ser feito para amenizar o drama dos domingos no final do dia e dos inícios de manhãs de segunda a sexta-feira?

 

Por Mauri M.T.Dandel

 

 

https://www.instagram.com/reel/DKYAYFSOYFP/?igsh=d3JqcWptOHIzdXhm

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.