Conecte-se conosco

Região

Entenda porque o nome antigo de São José do Herval era ‘Einfachschneiss’

20/03/2024 - 12h00min

Einfachschneiss: Picada de uma ala só – Veja no mapa, São José é uma lacuna de lotes, já a Linha Herval são duas

Einfachschneiss quer dizer Picada de uma via só, pois as demais tinham duas alas; entenda

Por Mauri M.T.Dandel

Este conteúdo faz parte do Especial de Aniversário de Morro Reuter – 32 anos

Morro Reuter era Reuterberg, Dois Irmãos era Picada Baum, Santa Maria do Herval era Teewald ou Linha Herval e Walachai era apenas Wallachey. Ivoti era Bom Jardim, Lucena era Arroio Veado e assim por diante. Mas, e São José do Herval, sempre foi São José do Herval?
Não! São José era Einfachschneiss. Sabe o que significa? Então, para entender o real significado precisamos te mostrar o mapa e explicar como eram as frações de terras dos imigrantes.
Então, por exemplo, Santa Maria do Herval, geograficamente, sempre foi Linha/Picada Herval. Os imigrantes que colocaram Teewald, já que não sabiam a língua brasileira, denominaram no mesmo sentido na língua deles. Aliás, as igrejas de São José e Franckenthal pertenciam à Paróquia do Herval (criada em 1931) até 1993, quando foi criada a de Morro Reuter e assim foram realocados.

NOME EM ALEMÃO

Se Herval tinha o mesmo nome em português e alemão, talvez você saiba o significado do nome alemão de São José do Herval (Einfachschneiss).
A tradução literal para o português pode ser questionada, mas para isso é preciso explicar a questão dos lotes antigamente. Então, os loteamentos de assentamentos dos colonos germânicos normalmente eram de duas alas (dividido ao meio, no caso, uma ala pra cada lado). Mas, pelo aclive do relevo, São José do Herval era composto por apenas uma ala, por isso se chama “EinfachSchneiss”, ou seja, Picada de uma via só. Desta maneira, com a formação religiosa, dedicada a São José, ficou denominada de São José do Herval (Herval pelos lotes compreenderem a região Herval).

Imagem antiga de São José do Herval, mostrando a igreja que tem 100 anos e poucas casas e comércios. (CRÉDITOS: MUSEU LAURINDO VIER/MAURI M.T.DANDEL)

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.