Conecte-se conosco

Região

Entenda tudo o que já se sabe sobre o assalto que resultou em um mototaxista baleado em Ivoti

02/02/2024 - 14h23min

Atualizada em 02/02/2024 - 21h09min

POR GUILHERME SPERAFICO

Ivoti – Era exatamente 19h40 de quinta-feira, quando, em um grupo de WhatsApp do bairro Jardim Panorâmico, um morador escreveu: “tem um rapaz na rua Riachuelo, gritando que está baleado. Por favor, BM, venham averiguar”.

Ao mesmo tempo, o telefone da Sala de Operações tocava, com outro morador informando que estava com um mototaxista que acabara de ser baleado e ter a motocicleta roubada durante assalto. De imediato, guarnições foram despachadas em direção ao bairro e o Corpo de Bombeiros também foi acionado para socorrer a vítima, que estava na rua Riachuelo, praticamente no cruzamento com a rua 25 de Julho.

Ao chegar no local e tomar conhecimento da situação, a própria BM colocou o homem baleado em uma viatura e o conduziu até o Hospital São José. Ele foi atingido por um tiro que acertou a região do abdômen.

Concomitantemente, também, guarnições de toda a região foram informadas das características do veículo – uma moto Yamaha 125 – e do assaltante, e passaram a realizar uma grande operação de busca para localizá-lo.

Após fugir da cena do crime, o autor fugiu com a motocicleta em direção à BR-116, por onde conseguiu percorrer apenas poucos quilômetros. Ao chegar no trecho do bairro Rincão Gaúcho, em Estância Velha, no limite com Novo Hamburgo, o criminoso foi interceptado e preso pela BM.

Com ele, os policiais localizaram a arma utilizada para praticar o crime, uma garrucha calibre .32. Além disso, a motocicleta roubada também foi recuperada e, posteriormente, recolhida para ser restituída ao proprietário.

O caso foi registrado na Delegacia de Pronto Atendimento de Novo Hamburgo (DPPA/NH), mas deverá ser investigado pela Polícia Civil de Ivoti, onde o crime teve origem

Vítima foi atraída para corrida

Entre os fatos que precisarão ser elucidados pela Delegacia de Ivoti durante as investigações, está o motivo de o mototaxista, de 46 anos, ter vindo de Novo Hamburgo ao município da Encosta da Serra trazer o caroneiro para deixá-lo em um lugar sem tanto movimento. A única câmera que flagrou a entrada dos dois fica no cruzamento da Av. Perimetral com a Av. Presidente Lucena.

Quando chegou no endereço onde tudo ocorreu, o mototaxista foi surpreendido e assaltado. Não está esclarecido se a vítima reagiu ao assalto e os dois chegaram a entrar em vias de fato, ou se o assaltante simplesmente atirou contra o proprietário do veículo roubado. Ferida, a vítima gritou e buscou ajuda com moradores das proximidades, até ser socorrida.

Mototaxista já recebeu alta

Apesar de o ferimento ter atingido o mototaxista na região do abdômen, felizmente, nenhum órgão vital foi atingido. Após ser socorrido, ele chegou a ser encaminhado ao Hospital São José, em Ivoti, mas acabou transferido ao Hospital Municipal de Novo Hamburgo, onde passou por uma série de exames.

Conforme a Fundação de Saúde de Novo Hamburgo, os laudos médicos mostraram que o ferimento não resultava em risco de vida. Ele permaneceu em observação durante toda a madrugada e recebeu alta ao meio-dia desta sexta-feira, dia 2.

Bandido é um “conhecido” da polícia

De acordo com informações, o autor do crime, um homem de 31 anos, identificado apenas pelas iniciais “R. P.”, é um morador da Vila Seca, localidade situada no limite entre Estância Velha e Ivoti, próximo ao bairro Jardim Panorâmico, onde ocorreram os fatos.

Com diversas passagens policiais por crimes como ameaça, dano, furto, lesão e corporal, o criminoso é “velho conhecido” da polícia na região. Após ser detido, ele foi encaminhado para a DPPA de Novo Hamburgo, onde foi preso em flagrante e deverá ser encaminhado ao sistema prisional.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.