Conecte-se conosco

Região

Escritora de Nova Petrópolis ganha prêmio internacional

06/12/2023 - 15h52min

Atualizada em 06/12/2023 - 16h42min

Edineia no lançamento do Tríade para Fogueiras em Nova Petrópolis (CRÉD. GIAN WAGNER BAUM)

Edineia Werner foi premiada pela editora suíço-brasileira, Helvica Editions

GIAN WAGNER BAUM

Nova Petrópolis – A escritora de Nova Petrópolis, Edineia Werner, é vencedora do prêmio Talentos Hélvicos promovido pela editora suíço-brasileira, Helvetia Editions. O prêmio acontece desde 2016 e a escritora foi premiada pela obra “Tríade para Fogueiras”, lançado em neste ano. A entrega da premiação é feita em Genebra, na Suíça, durante o “Salon du Livre”. O Salão do Livro de Genebra é considerado um evento literário de grande representatividade na Suíça e em toda Europa, recebendo cerca de 100 mil visitantes. “É uma honra receber um prêmio internacional no começo da carreira. Uma situação é receber elogios de pessoas próximas. Isso sempre me deixou lisonjeado. Outra situação bem diferente é alguém que não te conhece e percebe em ti um potencial a ponto de escolher te dar destaque em forma de prêmio. A bem da verdade, nem consigo dizer o quanto estou feliz. É um pouco inacreditável que isso esteja acontecendo comigo”, diz a escritora de 29 anos. Para fazer a viagem para Genebra, a escritora está buscando patrocinadores. Quem tiver interesse pode entrar em contato pelo telefone 54 992382925.
O PRÊMIO – A ideia do prêmio ganho por Edineia é levar ao público leitor obras que se destacaram no cenário cultural do Brasil e da Suíça, além de promover um intercâmbio cultural e reconhecer autores independentes. A escolha das obras indicadas pelo corpo de jurados baseia-se em cinco critérios: originalidade, ineditismo, desenvolvimento, criatividade e linguagem utilizada.

Tríade para Fogueiras
Entre vidas cotidianas e universos fantásticos, habita o ser humano. Nesse habitar entre mundos, relações são criadas e destruídas diariamente. Ao escritor, cabe registrar cada um desses enredos para, num fim de tarde de outono, em volta de uma fogueira, recontar essas histórias e dar a elas uma nova vida. Tríade para fogueiras vem para embalar essas conversas. Seja por meio de uma vida inteira, vivida de modo peculiar ou por uma descoberta que transcende os estudos do cérebro ou, ainda, através de uma história vestida de conto de fadas, mas que revela algo mais obscuro. Com linguagem simples e fluida, a tríade de histórias aqui contida funciona como veículo de transporte para um mundo mágico, mas também pode levar até a esquina, onde um desconhecido estará vivendo o seu inferno pessoal, deixando escapar pelas frestas da sua existência uma luz que muda de cor.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.