Região
Estância Velha passa a oferecer exame de espirometria na rede municipal de saúde
Estância Velha – A Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ampliou a oferta de exames disponíveis à população com a inclusão da espirometria na rede pública. O novo serviço começou a ser oferecido nesta semana no Centro de Especialidades, localizado no Centro da cidade.
Nesta fase inicial, 60 pacientes serão atendidos, conforme a demanda encaminhada pelos médicos e especialistas. Segundo o secretário de Saúde, Yuri Campos, a novidade integra o programa Saúde Mais Perto, que busca qualificar e agilizar o atendimento à comunidade.
A espirometria é um exame simples, rápido e não invasivo, que avalia a função pulmonar medindo a quantidade e a velocidade do ar inspirado e expirado pelo paciente. É realizado com o auxílio de um espirômetro, aparelho essencial para o diagnóstico e acompanhamento de doenças respiratórias e para a avaliação da capacidade pulmonar.
“Esse era um exame que precisava ser feito em consultórios terceirizados, com custo mensal de até R$ 10 mil. Agora, passa a ser realizado aqui mesmo, sem custo adicional para o Município”, destaca Yuri Campos.
A inclusão do exame foi possível graças a uma parceria com a empresa farmacêutica Chiese, iniciada na segunda-feira, 10 de novembro, sem ônus para o Município. A técnica em espirometria Adriana Rodrigues, vinda de São Paulo, esteve em Estância Velha para realizar os primeiros atendimentos e capacitar as equipes locais.
O acordo terá duração de um ano, período em que os profissionais da rede municipal serão treinados para conduzir o exame de forma autônoma. “Realizamos parcerias com diversas cidades, mas Estância Velha é a primeira no Rio Grande do Sul”, destacou Adriana.
Com essa iniciativa, Estância Velha dá mais um passo importante na ampliação e qualificação dos serviços de saúde, garantindo mais praticidade e eficiência no atendimento à população.
