Conecte-se conosco

Região

Estância Velha: pavimentação asfáltica no acesso ao Rincão Gaúcho deve começar nas próximas semanas

02/04/2024 - 14h19min

Novo acesso ao bairro Rincão surge para tentar frear o número de mortes e acidentes no trecho (FOTO: Geison M. Concencia)

Geison M. Concencia

Estância Velha – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) projeta concluir até junho a obra de melhoria no acesso ao bairro Rincão Gaúcho, entre Novo Hamburgo e Estância Velha. Desde fevereiro, equipes da Neovia Engenharia, empresa contratada para realizar a obra, trabalham no local para construção de um acesso simplificado.

A primeira etapa da obra consiste em terraplanagem do terreno e drenagem para evitar transtornos no futuro. Depois dessa etapa, segue a pavimentação asfáltica, que está prevista para iniciar entre março e abril.

O acesso simplificado ao bairro Rincão Gaúcho faz parte de um pacote de melhorias na BR-116, que ainda contempla, ao mesmo tempo, outras seis obras em trecho de 23 quilômetros. Além de Estância Velha, Dnit também segue com obras em São Leopoldo, com a instalação de uma nova ponte sobre o Rio dos Sinos; viaduto de acesso a São Leopoldo até o posto da PRF; viadutos da Scharlau; terceira faixa da Scharlau até Estância Velha; terceira faixa de São Leopoldo a Porto Alegre; e outras obras nas imediações da Expointer.

Reivindicação da comunidade
Além das melhorias estruturais que projetam dar maior fluidez ao trânsito, intervenção do Dnit busca solucionar problemas de segurança, principalmente, na região que ficou conhecida como trecho da morte.

Em 2023, mais de 15 pessoas perderam a vida, entre Estância Velha e Dois Irmãos, muitos deles, entre o viaduto de acesso à Estância e Ivoti. Em função desse grande número de mortes, além de reivindicações da comunidade, o Dnit também inseriu o acesso ao bairro Rincão na área de obras.

Em agosto de 2023, foi realizado uma manifestação pacífica na BR-116. Organizada há mais de um mês por moradores do Rincão Gaúcho, em Estância Velha, e Roselândia, em Novo Hamburgo, o protesto “Juntos pelo fim do Trecho da Morte” pediu por melhorias na rodovia, que já havia acumulado, até aquele momento, 11 vítimas fatais desde o início do ano, no trecho entre o Viaduto para Estância Velha e a entrada do Travessão, em Dois Irmãos. Além dos moradores, familiares de vítimas e autoridades políticas locais estiveram na manifestação.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.