Região
Estância Velha recebe sinal verde para construção de novo anexo do Hospital Getúlio Vargas
Estância Velha – O município está prestes a testemunhar um avanço significativo na área da saúde, com a sinalização positiva do governo do Estado para o início da construção de um novo anexo do Hospital Getúlio Vargas. Em entrevista exclusiva à reportagem do Diário, o prefeito Diego Francisco anunciou que o objetivo é começar a obra ainda no primeiro semestre deste ano.
“No ano passado, a gente levou o projeto para a secretária (de Saúde do Estado) Arita Bergmann. Recentemente, ela respondeu perguntando se estava tudo pronto, pois o governo tem o interesse de repassar um valor bem em breve para iniciar a obra. O município quer, até abril, iniciar a licitação”, destacou o prefeito.
Com um primeiro orçamento estimado em 17 milhões, o projeto passará pelo processo de licitação, e a expectativa é que o valor seja reduzido nessa fase. “O governo deve repassar parte do valor para início, enquanto, para o restante, o município planeja vender alguns imóveis para custear. Está na Câmara um projeto de lei para receber autorização para vender, em torno de 10 imóveis”, explica Diego
A estratégia financeira inclui repasses graduais do governo, não sendo o montante total repassado num primeiro momento. “A secretária da Saúde assegurou que a obra não será interrompida por falta de recursos”, destaca o prefeito.
HOSPITAL TRIPLICARÁ DE TAMANHO
O novo anexo do Hospital Getúlio Vargas terá três andares, ocupando aproximadamente 3 mil m². Contará com uma emergência moderna, uma central de imagem avançada e estrutura separada para observação e triagem, atendendo tanto pacientes pediátricos quanto clínicos adultos. O segundo piso será destinado a leitos semiprivativos, enquanto o terceiro abrigará leitos pediátricos.
Parte do terceiro piso terá leitos pediátricos, enquanto outra parte permanecerá ociosa. “Queremos ser referência em algo, mas isso precisa ser construído junto com a região e com o Governo do Estado”, relata Diego. Com o novo anexo, o plano do município é triplicar o tamanho do hospital, proporcionando um salto expressivo na oferta de serviços de saúde para a população estanciense.
Centro de Especialidades passa por renovação
Além do aguardado novo anexo do Hospital Getúlio Vargas, Estância Velha também passa por diversos outros investimentos em saúde. O Centro de Especialidades do município passa por uma renovação estrutural, incluindo a troca completa do telhado e melhorias na ambiência. Metade da unidade já apresenta um visual moderno e condições superiores às anteriores.
As principais melhorias, tanto estruturais quanto estéticas, abrangeram a renovação total de piso e paredes. Este centro oferece atendimentos médicos especializados em urologia, cardiologia, ginecologia, traumatologia e infectologia, além de serviços de fisioterapia.
No âmbito do compromisso com o Plano Municipal de Saúde, o município promove reformas e melhorias em suas unidades de saúde, adequando os locais para o acolhimento dos pacientes na Rede de Atenção Básica. O programa de qualificação da rede municipal de Saúde engloba desde reformas até aquisições de equipamentos. A unidade básica de saúde central foi realocada para a rua Hugo Metz, n° 71, no bairro Centro, enquanto se aguarda a definição de um novo local permanente.
TODAS AS UNIDADES RECEBEM MELHORIAS
Assim como a construção do novo anexo e as melhorias do Centro de Especialidades, todas as unidades de saúde do município foram contempladas com melhorias:
- Entrega de 20 novos computadores, estabilizadores de voltagem e demais equipamentos para rede de internet nas unidades;
- Entrega de materiais educativos e preventivos de combate à dengue;
- Aquisição de espaçadores para administração de medicamentos em aerossol;
- Aquisição de novos instrumentais de enfermagem;
- Entrega de kits para as agentes de saúde que concluíram o curso técnico contendo um aferidor de pressão digital, uma fita métrica, um oxímetro e um glicosímetro;
Posto de saúde Nova Estância
Foram aplicados R$ 60 mil para a reforma do entorno do posto, colocando um calçamento totalmente novo no local. A obra é oriunda de uma emenda impositiva da Câmara de Estância Velha e uma indicação dos vereadores Antônio Worst, Décio Hansen e Beti Griebeler. No local foram instalados bloquetes intertravados, que consistem em blocos de pavimento feitos de concreto. Outra melhoria realizada pela Prefeitura no Posto de Saúde do Nova Estância é a pintura externa e interna.
Posto de saúde do Rincão Gaúcho
Em dezembro, o posto de Saúde do bairro Rincão Gaúcho recebeu uma reestruturação em seu prédio e mobiliários. O investimento buscou transformar toda a unidade em um local com completa acessibilidade. Agora o local tem rampas de acesso para cadeirantes, piso tátil (para cegos) e banheiros totalmente adaptados. O investimento recebido pela unidade, que atende cerca de 3 mil pessoas, foi de R$ 60 mil.