Conecte-se conosco

Região

Falta de pintura de faixas preocupa motoristas

01/06/2023 - 21h30min

VRS-865, próximo ao Núcleo de Casas Enxaimel. Em dias de chuva, as condições de iluminação da via são precárias

Fala Comunidade
Em dias de chuva, situação fica mais complicada e eleva o grau de atenção dos condutores

Por Geison Machado Concencia

Motoristas reclamam da falta de luminosidade à noite em dois trechos da região da Encosta da Serra. Um que liga Ivoti – Presidente Lucena e outro que fica entre Presidente Lucena – Hortêncio. A pouca luz, aliada a falta de pinturas de meios-fios e de faixas, tem elevado o nível de preocupação dos condutores que transitam por esses trechos. Em dias de chuva, a visibilidade chega a quase zero.

O estudante do Instituto Ivoti e morador de Hortêncio, José Guilhermann, enfrenta esse problema quase todos os dias. Acostumado e experiente em fazer o trajeto de casa até a instituição de ensino, ele não nega os perigos de se dirigir à noite, principalmente, quando chove. “Com chuva forte e noites muito escuras não se vê o meio da rodovia e as laterais. Acredito que, com pinturas refeitas, as condições da pista melhoram”, explicou.

O assunto chegou à Câmara de Vereadores de São José do Hortêncio, que expressou preocupação quanto a sua localidade, que se liga com Presidente Luceno, na VRS-815. O Legislativo do Município solicitou à Prefeitura que fizesse a melhoria da via.

Em resposta, o Executivo de Hortêncio destacou que já pretende lançar um projeto para a construção de uma pista para caminhada até a ponte. Dentro desta obra, está inclusa a demarcação da pista de rolamento. Já Presidente Lucena, comentou que não há orçamento para este ano. O objetivo é colocar o projeto de pintura de faixas para 2024. A VRS-815, liga os dois municípios e são de competência municipal.

Presidente Lucena – Ivoti

O trecho que liga os dois municípios também foi alvo de críticas. Segundo José Guilhermann, que passa pela localidade para chegar até o Instituto, nas proximidades com o Núcleo de Casas Enxaimel, na ponte, a visibilidade em dias de chuva é ruim. O DAER, responsável por esse trecho, não respondeu até o momento do fechamento desta edição, sobre a pintura ou iluminação da via.

<BOX> Fatalidade
No ano passado, o motociclista Charles Jonas Lamb, de 31 anos, morreu no trecho, enquanto trabalhava para uma pizzaria, como motoboy. Ele seguia no sentido Hortêncio – Lucena quanto uma caminhonete que seguia no sentido contrário, ao fazer uma ultrapassagem proibida, colidiu contra ele.
Embora o motorista da caminhonete tenha sido indiciado pela Polícia Civil por homicídio culposo de trânsito, um dos pontos levantados pela comunidade como fatores para a morte de Charles, estava a pintura parcialmente a apagada que, com ausência de luz da noite, dificulta ainda mais a visão dos motoristas.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.