Conecte-se conosco

Região

Fest Feira traz visibilidade e valoriza produtores e empreendedores de Dois Irmãos

18/03/2024 - 00h45min

Evento terminou domingo após duas semanas de atrações (FOTOS: Cleiton Zimer)

Evento foi realizado ao longo de duas semanas e terminou ontem

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos | Os dois últimos finais de semana foram voltados à valorização dos produtores e empreendedores locais. A Fest Feira iniciou no dia 8 e seguiu até ontem, 17, no Complexo Esportivo Municipal Norberto Emílio Rübenich, no Bairro Vila Rosa.

Com uma rara oportunidade na região, os visitantes tiveram a oportunidade de, no mesmo espaço, ter contato com um pouco da rotina de agricultores e suas criações de animais, desde gado, caprinos, cavalos, coelhos, peixes e muito mais.

Além disso foi possível visitar estantes de produtores familiares com mel, verduras, frutas, compotas e outras variedades. Teve ainda exposição de flores para os apaixonados por plantas.

Para quem empreende no meio rural, diversos maquinários e implementos estavam expostos. Destaque também para a feira da indústria e comércio através da qual foram estreitados laços com os clientes, além de potencializar a divulgação das marcas.

E, claro, diversas atrações musicais marcaram a festa ao longo destes dias – inclusive aqueles clássicos do bailão como Brilha Som, Festerê, San Marino, Champion e Rainha.

Evento consolidado, diz prefeito

Segundo o prefeito Jerri Meneghetti (PP), apesar do tempo chuvoso o público compareceu ao evento. “Agradecemos a todos os expositores, patrocinadores e parceiros por acreditarem e terem se dedicando tanto.”

Prefeito Jerri avalia o evento (FOTO: arquivo / O Diário)

Meneghetti avalia que poderia ter um público maior não fosse a chuva, principalmente neste último sábado. Ainda assim destacou que o espaço contava com uma área coberta protegida, garantindo a visitação de todos os locais com conforto e segurança. “É um evento consolidado que proporciona a visibilidade do que é produzido e comercializado em nosso município, demonstrando a força da nossa economia local.

“Mostra o que temos”

Cláudio Berlitz trouxe 10 animais para o evento

Cláudio Berlitz, 68 anos, trouxe 10 dos 28 animais que tem em sua propriedade no Travessão. “Sempre participo. Mostra o que temos”, conta, explicando que fornece cria cado de corte, cuja carne é fornecida para a merenda escolar do município.

Boas oportunidades para conquistar a freguesia

Moradores do Travessão, Flávio Grawer, 59 anos, e a filha Bruna Grawer Schneider, 29, estavam na feira expondo os produtores derivados da produção de mel da família.

Flávio conta que participa da Fest Feira há pelo menos 15 anos e, em todas as edições, é importante para estreitar relações. “É bom, não pela venda, que não é tanta. Mais pela divulgação dos produtos. A gente ganha muita freguesia depois.”

Bruna e Flávio trouxeram mel e produtores derivados para expor na feira

Ele trabalha com abelhas jataí, que são as sem ferrão, e as apis, com ferrão. O mel é produzido através da floração da uva japonesa e eucalipto. Fazem o pólen, geleia real, própolis e outros derivados.

Bruna começou a trabalhar com o pai há cerca de 12 anos e também passaram a produzir produtos coloniais como biscoitos, pão, kombucha e até a tradicional spritzbier.

Pela primeira vez participando

Carlos Guilherme Petry, 47 anos, e Dener da Rosa, 31, são de Rolante e Taquara, respectivamente.

Essa é a primeira vez que participaram da Fest Feira e aprovaram. Vieram por intermédio da Associação de Cunicultores de Dois Irmãos. “Trouxemos mini coelhos, que são raças mais para pet, e também da categoria carne”, explica Petry, que elogiou o espaço amplo e com bastante acessibilidade.

Carlos e Dener trouxeram uma das principais atrações: coelhos

Dener conta que os mini sempre chama mais atenção, principalmente da criançada. “Para exposição e venda.”

A importância de valorizar o que é daqui

Inês Claudete Berliz Boll, 58, do bairro Travessão, também esteve participando do evento pela primeira vez.

Ela sempre foi agricultora e do lar, enquanto que o marido trabalhava com instalações elétricas. Há cerca de quatro anos receberam o convite para expor suas compotas, que fazia em casa, na Feira Livre – quando essa começou suas atividades.

Ela se preparou, fez cursos para produzir em maior escala e, desde então, comercializa todos os sábados de manhã no espaço que fica ao lado da Biblioteca, no Centro. E, nesta primeira participação na Fest Feira, destaca a importância para divulgar também a feira que ocorre semanalmente.

Ainda tem muitos doisirmonenses que não sabem que temos a feira lá, mesmo ela sendo realizada há quatro anos”, conta.

Ela produz geleias e molhos de tomate. Também é uma das produtoras do município que fornece produtos para a alimentação das crianças nas escolas.

É importante valorizarmos o que é produzido aqui, os produtos naturais, cultivados e comercializados com cuidado pelos produtores. Sempre digo que na alimentação temos que adotar prioridades: no mercado, um molho pode até ser mais barato mas, eu que produzo, sei quanto de tomate que é necessário para fazer um pote. Então, o que mais vale, um produto barato ou saudável e de qualidade para a família?”, indaga, convidando a comunidade para refletir sobre os hábitos alimentares e, também, para prestigiarem a Feira Livre que acontece todos os sábados pela manhã.

Um evento compacto

Pedro Becker, o Pedrinho, presidente do Sindicato Rural de Dois Irmãos e Morro Reuter, explicou que neste ano foi feito um evento mais compacto, tornando todas as atrações mais próximas. “No segmento da agricultura, tem participação de mais agricultores o que nos alegra bastante. Tem a agroindústria que está consolidada dentro do município participando da merenda escolar.”

Disse que buscaram diversificar bastante o espaço, trazendo animais como coelhos, principalmente os mini que foram uma atração à parte. “Os cavalos foram uma novidade, há várias feiras não tinha.”

Pedrinho Becker, presidente do Sindicato Rural

Havia uma cabra em lactação que estava sendo ordenhada no local e, no primeiro final de semana, passeio com búfalo.

Pedrinho avaliou que percebeu que o público, no entanto, não aderiu na proporção do esperado. E um estudo deve ser feito para vericar se realizar o evento mais cedo – como foi nesta edição – realmente é o ideal. “Essa é uma análise que o Conselho Agropecuário precisa fazer, juntamente com a Secretaria de Agricultura e Turismo. Mas o evento em si foi positivo.

Segurança garantida com a BM

Brigada Militar contou com reforço

A Brigada Militar (BM) atuou na segurança e, ao longo das duas semanas, não teve nenhum ocorrência. Segundo o comandante local, tenente Elton Dhein, a corporação contou com reforço no efetivo.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.