Região
Fundação Assistencial de Picada Café recebe homenagem pelos 27 anos na Câmara de Vereadores
Picada Café – A Fundação Assistencial de Picada Café foi homenageada essa semana na Câmara de Vereadores. A passagem dos 27 anos da instituição que administra os Centros de Educação Infantil Dona Martha e Joaninha, que cuida as crianças de Picada Café e dá os primeiros passos da educação delas, foi lembrada com uma Moção de Aplausos apresentada pela vereadora Adriane Marconi Mielke.
FUNDADA EM 1998
Em 1998 o governo municipal tinha que encontrar uma solução viável para manter as três escolas de educação infantil no município, mas com mantenedoras diferentes: a Creche Amiguinho (mantida pela Prefeitura), a Creche da Brochier (mantida pela Brochier) e a Creche Dona Martha (mantida pela Dakota). Dakota e Brochier não tinham mais viabilidade de manter as creches devido a crise calçadista. O Município optou por criar uma única instituição para manter as três escolas da educação infantil. Foi criada uma comissão, que era composta por empresários e sindicatos, coordenada por Maira Ruppenthal Sornberger, funcionária da secretaria de Educação da época e que tinha como secretária da Educação a professora Lisete Susana Welter. A Fundação Assistencial foi registrada em 20 de agosto de 1998. O primeiro presidente foi o empresário José Luis Diel e a diretora Maira Ruppenthal Sornberg. Atualmente, a Fundação Assistencial tem como presidente Jaqueline Michaelsen e diretora geral Lucineia da Rocha. Atende 90 crianças, divididas em 9 turmas, e conta com 30 colaboradores.
ACESSO A EDUCAÇÃO
A mentora da Moção declarou a importância desse primeiro acesso a educação para as crianças. “Meus três filhos passaram pela Fundação. O mais novo ainda está lá e sabemos da importância desse acesso a educação para as nossas crianças”, frisou. Outra que destacou o trabalho foi Franciele Simon Dielh. “Eu e minha irmã fomos alunas da fundação. Lembro com carinho ainda hoje da nossa professora Silvânia Linck”, declarou.
