Região
Igreja Luterana de Dois Irmãos comemora o dia da Reforma Protestante
Há 506 anos, Martinho Lutero fixou suas 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, dando início a um movimento revolucionário
Por Nicole Pandolfo
Dois Irmãos – As teses que o monge Martinho Lutero pregou na porta da Igreja na Alemanha, no dia 31 de outubro de 1517, sugeriam ideias a serem debatidas entre professores e alunos da universidade onde lecionava Teologia. Lutero não concordava com alguns dogmas do catolicismo romano como, por exemplo, o que afirmava que o perdão de Deus poderia ser adquirido pelo comércio de indulgências. “Lutero procurou mostrar que Deus perdoa de graça e por graça. Não se pode comprar o perdão de Deus ou desejar conquistá-lo por obras, méritos e esforço próprios”, explica o pastor Oscar Zimmermann, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).
Ainda que o objetivo da publicação das teses fosse o convite a um debate acadêmico, Lutero deu início a um processo de ruptura da igreja que resultou no movimetno conhecido como Reforma Protestante: “O intuito de Lutero não era fundar uma nova Igreja, mas sim, promover a renovação dela, exclusivamente com base na pregação do Evangelho”, diz Oscar.
O dia da Reforma para os Luteranos
O contexto social e político daquele período da Idade Média foram determinantes para que as ideias de Lutero proliferassem e a Reforma acontecesse. “A Reforma representou uma renovação para a Igreja e seu papel no mundo, é um marco na história da humanidade”, diz a pastora Cláudia Pacheco, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Cláudia explica que, para os membros da Igreja de Confissão Luterana, a data de hoje é uma oportunidade de reafirmar a sua identidade: “No presente, se faz necessário rememorar juntos para saber qual é a nossa diferença, alçar mão da história pra vislumbrar o presente e sondar possíveis alegrias de sermos o que somos e qual nossa contribuição no contexto.”
Celebrações
Para comemorar, a IELB fará um culto alusivo aos 506 anos da Reforma hoje às 20h.
Já na IECLB, o culto terá início às 19h30.