Conecte-se conosco

Região

Interior de Nova Petrópolis está há uma semana sem luz

24/11/2023 - 14h32min

Atualizada em 26/11/2023 - 17h53min

Moradores estiveram no Ministério Público para fazer a ação coletiva (CRÉD. GIAN WAGNER BAUM)

Moradores vão abrir ação coletiva; comidas e medicamentos já foram perdidos

GIAN WAGNER BAUM

Nova Petrópolis – Moradores de ao menos três localidades do interior de Nova Petrópolis estão desde a sexta-feira passada, 18, sem energia elétrica. As localidades são a Linha Brasil Fundos, Linha Riachuelo e Linha Pirajá. Na tarde desta sexta-feira, 24, um grupo com cerca de 20 moradores procurou o Fórum e o Ministério Público para dar início a uma ação coletiva. “Já foram feitos inúmeros chamados, mas eles (RGE) nem respondem. Primeiro diziam que não tinha acesso, depois que todas as regiões estavam com problemas”, conta uma moradora que esteve no Ministério Público para assinar a ação.
As perdas na localidade são inúmeras. Um produtor de leite está usando gerador há uma semana, o que multiplica muito seu custo de produção. Mantimentos foram perdidos em praticamente todas as casas e, na Linha Brasil Fundos, uma idosa acamada perdeu insulina e outros medicamentos, além de ter sofrido um AVC ainda no sábado em razão do estresse. O agravante é que ela não conseguiu ser socorrida pois os bombeiros não teriam conseguido passar pelos bloqueios. Ela precisou, ainda, interromper os tratamentos com nebulizador, feito a cada três horas, por não ter energia para ligar o equipamento.

REVOLTA – A revolta dos moradores é com a demora e o descaso com o interior. Nos primeiros dias foi compreensível a demora em razão das condições das estradas, mas agora não conseguem entender a demora de uma semana para reestabelecer a energia. “Muita coisa já estragou, isso é um descaso. É inadmissível deixar isso acontecer”, diz outro morador que esteve no Ministério Público.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.