Conecte-se conosco

Região

Irmãos são presos em envolvimento no ‘golpe dos nudes’ em Dois Irmãos

11/07/2023 - 13h35min

Atualizada em 11/07/2023 - 13h50min

Os irmãos A. D. 27 anos, sem antecedentes, e E. D., 25 anos, sem antecedentes, emprestavam as contas para o recebimento dos depósitos oriundos dos golpes (Imagem ilustrativa: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Em desdobramento da Operação Lügen, desencadeada no dia 15 de junho, agentes da Delegacia de Polícia de Dois Irmãos, coordenados pelo delegado Felipe Borba, prenderam preventivamente duas pessoas envolvidas no chamado “Golpe dos Nudes”.

O casal de irmãos A. D. 27 anos e E. D., 25 anos, emprestavam as contas para o recebimento dos depósitos oriundos dos golpes; ambos não tinham antecedentes. 

As prisões ocorreram na manhã desta terça-feira (11) em Caxias do Sul e em Estância Velha, e foram deferidas pelo Poder Judiciário após representação do órgão policial, que, diante do sequestro de bens, quebras bancárias e análise de documentos e celulares apreendidos, demonstrou que os dois participavam ativamente do esquema, operando financeiramente, valendo-se das contas para pulverizar valores ilícitos angariados.

O terceiro integrante deste grupo (que é o companheiro da mulher detida hoje) havia sido preso no dia 15 de junho, pois estava foragido do sistema prisional e foi encontrado em uma das casas objeto das buscas, também em Estância Velha. Conforme o delegado, os indícios apontam que o primeiro preso aplicava os golpes, e a companheira e o cunhado movimentavam os ganhos.

Segundo Borba, “são prisões importantes e que se revelam como imprescindíveis para o combate a este tipo de crime, uma vez que estende a responsabilização criminal não somente a quem diretamente promove as extorsões, mas também a quem opera financeiramente os ganhos, assegurando o proveito do crime”.

VÍTIMA COGITOU DAR FIM A PRÓPRIA VIDA

Borba ressalta que o golpe dos nudes detém elevado potencial negativo, na medida em que lida com aspectos delicados da vida íntima das pessoas. “Nesse sentido, temos o relato de uma das vítimas desta associação criminosa, que, após ser cientificada de que os pagamentos que estaria realizando seriam resultado de um golpe, confidenciou que estava cogitando dar fim à própria vida, em razão da vergonha e do constrangimento”, destacou o delegado.

Neste caso, segundo a Polícia, os criminosos se passaram por delegado de polícia para, sob o pretexto de garantir o arquivamento do caso de “pedofilia” – em razão da troca de fotos com uma adolescente -, exigiu o pagamento de duzentos reais mensais.

CAUTELA

Nossa recomendação é de que as pessoas tenham cautela em relacionamentos virtuais, evitem troca de fotos cuja divulgação possa causar constrangimento, e jamais cedam a qualquer pedido ou exigência de pagamento, pois os criminosos estão justamente à procura de vítimas que demonstrem vulnerabilidade e, assim, identifiquem-se como uma fonte fácil de ganhos. Bloqueie os contatos deste tipo e procure a Polícia Civil em casos suspeitos”, aconselha o delegado.

Qualquer informação pode ser repassada para a Delegacia de Dois Irmãos, pelo telefone 51 3564-1190 ou pelo whatsapp 51 98543-7318, garantindo-se o anonimato.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.