Conecte-se conosco

Região

Ivoti é o primeiro município do RS a receber calcário para recuperação do solo

29/02/2024 - 20h14min

Ivoti – A quinta-feira (29) foi especial para os produtores rurais de Ivoti, com a distribuição de 750 toneladas de calcário nas propriedades. O município foi o primeiro do Rio Grande do Sul a receber o insumo para recuperação do solo, após as fortes chuvas que atingiram o estado em 2023. A cidade foi contemplada pelo Programa Estadual de Recuperação da Fertilidade do Solo, depois do projeto executado pelo Departamento Municipal de Apoio à Agropecuário e pela Emater Ivoti ser aprovado.

Dos 43 produtores ivotienses beneficiados pelo programa, Roberto Ozaki foi o primeiro a  receber o calcário em sua propriedade, localizado na Colônia Japonesa. A distribuição foi feita pela manhã e trouxe ânimo ao agricultor. “Fico muito feliz com esse calcário. Ele vai ajudar no plantio e ajudar na recuperação da terra que foi bastante atingida pelas chuvaradas”, conta.

De acordo com o técnico agrícola do Departamento, Giovani Tassinari, o calcário é um insumo importante na recuperação de solos ácidos e na melhoria da fertilidade da terra. A aplicação do insumo proporciona um ambiente mais adequado para o crescimento das plantas e aumentando a produtividade agrícola.

Com as enxurradas, a terra sofreu com o chamado de lixiviação – processo de lavagem do solo. “Solos ácidos podem ser um problema para muitas culturas, pois limitam a disponibilidade de nutrientes essenciais. O calcário é alcalino e pode neutralizar a acidez do solo, elevando seu pH para níveis mais adequados para o crescimento das plantas”, explica o técnico agrícola.

Além de Tassinari, a extensionista da Emater de Ivoti, Camila Somavilla Kelling, também participou das entregas.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.