Região
Ivoti registra os maiores acumulados de chuva no Estado
Por Geison Concencia
Ivoti teve os maiores volumes de chuva registrados no Rio Grande do Sul nas últimas 72 horas, segundo dados da Defesa Civil e da Agência Nacional de Águas, divulgados na manhã desta quinta-feira (29). O acumulado chegou a 223,6 milímetros. Apesar do volume expressivo, não foram registrados danos significativos — apenas a abertura de uma vala às margens da Avenida Presidente Lucena, causada por uma obra em andamento da Autarquia Água, na rede de distribuição.
Nas últimas 48 horas, Ivoti acumulou 196,8 mm de chuva, seguido por Mostardas, com 186,6 mm. Em Morro Reuter, também área de cobertura do Jornal Diário, o volume chegou a 110,8 mm no mesmo período.
Apesar do alto volume de chuvas, o nível do arroio Feitoria não atingiu a calha no Núcleo de Casas Enxaimel. Somente na 48 Baixa havia pontos com transbordo. Com o fim da precipitação, nível da água já diminuiu entre Ivoti e Lindolfo Collor.
Estragos no Estado
A Defesa Civil atualizou a lista de municípios afetados pelas fortes chuvas, com registros de inundações, deslizamentos e danos em infraestrutura. Os municípios com ocorrências confirmadas até o momento são: Alegrete, Arroio do Meio, Caraá, Encantado, Estrela, Pejuçara, Quaraí, Revaldo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, São Borja, São José do Herval, São Vicente do Sul, Sobradinho, Travesseiro, Uruguaiana e Vale Real.
A seguir, a situação detalhada em cada localidade:
Municípios afetados
Alegrete
A Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil informou sobre o desalojamento de famílias devido à elevação do rio Ibirapuitã. O município mobilizou órgãos para executar o Plano de Contingência, incluindo o monitoramento constante do nível do rio. Foram registrados 154 desabrigados e 278 desalojados.
Arroio do Meio
Houve registro de deslizamento de solo e/ou rochas.
Caraá
As chuvas causaram inundações que afetaram vias urbanas.
Encantado
Uma ponte foi interditada preventivamente, à espera da baixa das águas. O município também informou uma pessoa desalojada.
Estrela
Houve inundações provocadas pelo Arroio Boa Vista, danificando um pontilhão de acesso ao interior.
Pejuçara
Uma ponte foi interditada preventivamente por medida de segurança.
Quaraí
O município contabilizou 21 pessoas desabrigadas e 9 desalojadas. As chuvas intensas comprometeram o tráfego em áreas rurais, o que levou ao cancelamento das aulas e do transporte de pacientes para atendimentos de saúde.
Revaldo
Duas interdições foram registradas: uma ponte (acesso a Encantado) e uma estrada (acesso ao município de Doutor Ricardo), ambas devido ao nível elevado das águas.
Santa Cruz do Sul
Houve deslizamento de massa que atingiu duas residências, deixando três pessoas desalojadas. O Rio Pardinho também extravasou, atingindo casas no bairro Várzea.
Santa Maria
Foram reportadas duas pessoas desalojadas.
Santa Rosa
Uma árvore caiu sobre uma residência, afetando quatro pessoas. A prefeitura prestou assistência à família.
São Borja
Foram registrados alagamentos em alguns pontos da cidade e quedas de árvores no interior do município.
São José do Herval
Houve danos em estradas e bueiros.
São Vicente do Sul
Uma ponte foi interditada preventivamente.
No distrito de Linha Cambará, divisa com Cruz Alta, o Arroio dos Ingleses transbordou, afetando uma estrada de acesso secundário. Até o momento, não há impacto direto à população em geral.
Sobradinho
Uma árvore de grande porte caiu e interditou a Avenida Princesa Isabel, no Centro. Também houve queda de um passo provisório essencial para a ligação entre os bairros Centro e Baixada. A Defesa Civil estima que 1.200 pessoas foram afetadas.
Travesseiro
A ponte baixa sobre o Rio Forqueta ficou submersa. Foram interditadas tanto a ponte quanto a pinguela sobre o mesmo rio, na divisa com Marques de Souza.
Uruguaiana
Uma árvore caiu sobre o telhado de uma residência, sem deixar feridos. O Corpo de Bombeiros foi acionado para remover a árvore. Também foram registrados alagamentos em áreas urbanas e rurais, mas sem outras consequências graves.
Vale Real
O nível do rio Caí subiu, levando ao fechamento da ponte baixa que liga Vale Real a Feliz.
- Mostardas
- Ponte do Imperador no Núcleo de Casas Enxaimel
- Nível diminuiu após chuva
- Arroio atingiu a calha em pontos da 48 Baixa