Região
Jaguatirica ou gato-do-mato? Felino é encontrado morto na beira da estrada em Hortêncio
São José do Hortêncio – Um felino foi encontrado, possivelmente após ter sido atropelado, na beira da VRS-815. A situação foi flagrada pelo Soldado Silvério, que atua na Brigada Militar de Ivoti e reside em Hortêncio, enquanto ele se dirigia para sua casa. Infelizmente, ao ser localizado, o animal já estava sem vida, informou o policial.
O encontro do animal aconteceu na última quinta-feira, dia 21, por volta das 7h30 da manhã. A dúvida é se o felino era uma jaguatirica, ou um gato-do-mato. “Já vi vários animais ali atropelados, como gambás e graxains, agora esse felino. E é sempre neste mesmo local, que é uma baixada. Acho que pelo curso do rio Cadeia, daí eles descem e se obrigam a passar por cima do asfalto e acontecem muitos atropelamentos”, explica.
DIFERENÇAS ENTRE OS DOIS ANIMAIS:
Gato-do-mato:
- Quando filhote, tem o tamanho de um gato comum. Já o adulto, é um pouco maior que o gato doméstico.
- A pelagem tem manchas arredondadas, inclusive nas patas, diferentemente do gato-do-mato. O rabo, contudo, tem padrão tigrado.
- É selvagem e foge ao avistar humanos, mesmo os filhotes.
- A cabeça é um pouco maior que a de um gato comum e tem o rosto típico dos felinos selvagens.
Jaguatirica:
- A jaguatirica é maior que o gato-do-mato. Tem o tamanho de um cachorro.
- Mesmo uma jaguatirica bebê já é do tamanho de um gato-bengal (outra espécie comum na natureza) adulto.
- É o terceiro maior felino brasileiro (atrás da onça-pintada e da onça-parda).
- É bastante selvagem e, mesmo quando filhote, foge ao menor sinal de humanos.
- O pelo também tem manchas arredondadas no tronco e nas patas, como as onças-pintadas, mas o rabo, assim como nos gatos-do-mato, tem padrão listrado.
- Diferentemente das outras espécies menores, as jaguatiricas possuem pintas sólidas e muitas manchas ou rosetas abertas que se fundem e formam estrias e faixas horizontais nas laterais do corpo.