Região
Jovem cafeense Richard Klein é vice campeão brasileiro de voleibol defendendo o RS
Picada Café – Feliz, e não a toa. Assim está o cafeense Richard Luan Klein que no último domingo, 7, conquistou o vice campeonato do Brasileiro de Voleibol para Surdos. A competição foi disputada na cidade de Chapecó, em Santa Catarina, e reuniu as seleções estaduais de todo o Brasil. Richard voltou pra casa com a medalha de vice-campeão do campeonato e com mais uma experiência muito importante, onde pode acompanhar de perto o espírito de competição e integração do evento.
DO HANDEBOL AO VOLEIBOL
Richard Luan Klein tem 28 anos e é filho de Sérgio Klein e Clarice Becker. Ele trabalha na cooperativa de calçados Coopershoes desde 2014. Ele é surdo desde os 10 meses de vida quando teve meningite. A mãe conta que Richard adorava jogar handebol, o seu esporte preferido. “Ele jogava handebol. Foi até para a Turquia em 2014 do Mundial da categoria. Mas, infelizmente, pela falta de incentivo e não tendo lugar para treinar, saiu desse esporte”, lembrou Clarice.
OS AMIGOS O LEVARAM AO VOLEIBOL
Mas se há alguma coisa que Richard possui e conserva são os amigos. E esses ele sabe que são verdadeiros. Foi através de amigos que ele conheceu o voleibol. Através do esporte já disputou diversas competições a nível nacional, sempre defendendo as cores do RS. A Família Klein reside em Picada Café e faz tudo para estar ai lado do filho Richard. A mãe Clarice, inclusive, fez curso de libras para acompanhar o filho e poder conversar não somente com o filho, mas com todos que estão na seleção. “Queria fazer o básico para ajudar ele, mas gostei e fiz vários cursos, sempre precisamos nos atualizar”, recorda a mãe. Na competição disputada em Chapecó o RS ficou com o vice campeonato, perdendo apenas para São Paulo, campeão. Santa Catarina ficou com o terceiro lugar.
