Conecte-se conosco

Região

Linha Nova abre espaço para o Turismo com programa de incentivo

23/11/2023 - 17h36min

Empreendedores estão investindo em cabanas nas suas propriedades Foto: Cândido Nascimento
Os primeiros Fóruns do Turismo começam a dar resultados

Cândido Nascimento

Linha Nova – Nesta semana foram assinados três contratos de incentivos a empreendimentos turístico no Município, através do Protur, programa criado pela Administração Municipal e que foi aprovado no início do ano e que soma quatro projetos. Cada um fez um financiamento junto ao Sicredi, e a Prefeitura pagará a parte de juros, além de fornecer terraplanagem e outros benefícios.
Os beneficiados com os programas foram João Dário Hanauer (Pousada do Mirante), Mário Arend, do Rancho Feliz, e Klaus Herzer (Recanto Roseiral), para a construção de duas cabanas em cada propriedade, e Taís Maurer, produtora rural do Roseiral, para que os clientes possam colher os próprios moranguinhos na propriedade situada no Roseiral.
João Dário Hanauer, da Pousada do Mirante, disse que já deu início às primeiras cabanas e deve iniciar a receber pessoas já na semana que vem. Ele comentou com familiares de São Vendelino, que trabalham no segmento turístico e querem levar a ideia para o seu município, onde não há esse incentivo.
Klaus Herzer tem um empreendimento na Praia do Hermenegildo, em Santa Vitoria do Palmar, mas decidiu investir também na propriedade do Roseiral, em Linha Nova. Herzer destaca que é fantástica a possibilidade de ampliar o turismo no Município de Linha Nova. Ele já tem pousadas e as reservas estão completas de 23 de dezembro a 24 de janeiro, mas deve ampliar de 4 para até 12 pessoas hospedadas.
Mário Arend comentou que sempre teve o sonho de tornar o rancho feliz auto sustentável e vem realizando eventos, com acampamento e jantas, e shows no local. Vai receber um grupo de pessoas de Marques de Souza, com um grupo pioneiro em caminhadas. Terá um percurso de 12 Km e café para até 60 pessoas.
Taís Maurer detalhou que trabalha com moranguinho e que o incentivo vai ampliar para 14 mil plantas, 10 mil além da atual capacidade. “O objetivo é recepcionar as famílias, as crianças, para que as próprias pessoas possam colher moranguinhos, e nós mostrarmos um pouco da planta, como forma o fruto e tudo mais”, explicou.
O prefeito Henrique Petry discorreu sobre a implementação de infraestrutura, como o asfalto a Nova Petrópolis, e citou os investimentos no projeto de energia solar Segundo ele foi necessário um financiamento, e o projeto está sendo apreciado pela RGE para depois ir a licitação.
O custo será coberto em cinco anos com o valor atualmente pago pela energia dos prédios municipais, que chega em R$ 65 mil mensais. Há interesse de uma empresa de Porto Alegre em instalar um sistema de reabastecimento de carros elétricos, em uma estrutura que poderá funcionar no parque Municipal.
Ele parabenizou os investidores e os parceiros nos projetos turísticos. Lembrou dos Fóruns de Turismos implementados no Município e hoje já tem os frutos desse trabalho inicial. Citou a criação da secretaria de Turismo, que tem à frente Christian Albers, e a necessidade da contratação de uma estagiária para auxiliar na parte burocrática.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Cristiano Nienov, destacou que esteve em Gramado, no Festuris, com outros colegas, onde foi falado sobre as potencialidades de Linha Nova. O secretário da Fazenda, Jônatas Weber, apresentou os projetos e citou que existem 18 itens dentro da lei de incentivo, lembrando que os empreendedores buscaram os financiamentos. De acordo com ele, poderão ser oferecidas 600 estadias por ano, que a cidade tem as cervejarias, as compras no comércio local serão incentivadas e reverte na geração de impostos.
A gerente do Sicredi, Ana Luíza Kuhn, parabenizou a Prefeitura e agradeceu a parceria. “O nosso propósito é melhorar e potencializar o Turismo, e o comércio, todos têm a ganhar. De acordo com ela o Sicredi está sempre aberto e os empreendimentos terão frutos positivos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.