Conecte-se conosco

Região

Logo o trajeto para Gramado estará mais curto; veja como está o andamento da obra

16/03/2024 - 20h15min

Atualizada em 16/03/2024 - 20h24min

Trecho da localidade de Alto Padre Eterno foi feito nos últimos dias (FOTOS: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval / Gramado | A obra da ERS-373 está em andamento. Até agora já foram pavimentados 6 dos 10 quilômetros previstos.

Já está asfaltado e liberado para trânsito o segmento entre os km 6,5 e 12,5.

No momento, o asfalto está sendo executado entre os km 2,5 e 6, com liberação ao trânsito prevista para a segunda quinzena de abril.

No trecho que faz divisa com a Várzea/Gramado, já está sendo preparada a base.

Segundo o Daer, a previsão é de concluir totalmente a obra até o final deste ano se as condições climáticas forem favoráveis ao andamento dos serviços. O investimento é de R$ 63 milhões (incluindo o restauro do trecho antigo).

A obra deve encurtar em cerca de 30 km o trajeto entre a Capital e Serra.

Após isso, com o dinheiro destinado pela bancada gaúcha, está prevista o asfaltamento através do atalho pelo ‘acesso da pedreira’. E o recurso que sobrar desta obra será aplicado para asfaltar o trecho entre Gramado e a localidade de Nova Renânia.

Isso porque, inicialmente, a bancada havia destinado o valor para dar início à obra da ERS-373. Após o anúncio dos deputados, por intermédio de Marcel van Hattem (NOVO), o Estado decidiu arcar com a obra.

Este recurso federal, portanto, ‘sobrou’. Mas será usado para o acesso da pedreira. Conforme confirmado pela prefeita de Santa Maria do Herval Mara Stoffel, em uma reunião entre a cidade de Santa Maria do Herval, Gramado, Daer e Marcel, foi acordado que o recurso que sobrar na execução na pedreira será usado para asfaltar o trecho entre a localidade de Nova Renânia e Gramado.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.