Conecte-se conosco

Região

Mais um efeito do El Niño: tornado é registrado no interior do Estado durante o dia de Natal

25/12/2023 - 17h18min

Foto: Gabriela Foletto/Instagram

Na manhã de Natal, Santana do Livramento, na divisa com o Uruguai, registrou a ocorrência de um tornado na zona rural, entre as localidades de Palomas e Pampeiros, próximo à fronteira com o Uruguai. O funil, que alcançou o solo, percorreu áreas de lavouras, mas não há relatos de danos significativos em estruturas urbanas.

O evento, de curta duração, aconteceu afastado das áreas habitadas, entre nuvens carregadas que pairavam sobre a região na manhã do feriado. A formação tornádica esteve associada a uma baixa pressão centralizada entre o Sul do Rio Grande do Sul e o Uruguai, antes de se dirigir para o mar e originar um ciclone extratropical.

A atmosfera instável, devido à baixa pressão, calor e umidade, favoreceu a formação do tornado na região de fronteira. A presença de ar seco e frio vindo do Uruguai sobre a massa de ar quente e úmido do Rio Grande do Sul contribuiu para as condições propícias ao fenômeno.

Tornados não são incomuns nesta época do ano na região do Prata e Sul do Brasil, devido à atmosfera instável típica da primavera e verão, especialmente durante eventos El Niño.

Os tornados são fenômenos meteorológicos extremos e destrutivos, caracterizados por colunas de ar em rotação intensa. A escala Fujita, que mede a intensidade de tornados, varia de F0 a F5, sendo F5 o mais poderoso. Felizmente, desta vez, o evento não deixou grandes estragos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.