Conecte-se conosco

Região

Marlei vence a 38ª Maratona Internacional de Porto Alegre

04/06/2023 - 10h37min

Atualizada em 04/06/2023 - 17h47min

Marlei Willers fechou a prova com 2h41m06s | Foto: Maria Eduarda Fortes

Por Cleiton Zimer

Uma conquista inédita. O título feminino da 38ª Maratona Internacional de Porto Alegre, disputada neste domingo (4) na Capital, ficou em casa.

Com uma arrancada nos últimos quilômetros, a moradora de Morro Reuter, Marlei Willers,45 anos, completou os 42 quilômetros da prova com o tempo de 2h41m06s. Ela foi a melhor entre atletas de 16 países que participaram do desafio.

No masculino, a vitória foi do queniano Vestus Chemjor, com 2h15m34s.

A premiação neste ano é histórica: são aproximadamente R$ 180 mil, sendo R$ 30 mil para os campeões masculino e feminino.

Enquanto no masculino, o domínio queniano imperou quase que o tempo todo, no feminino, o Brasil surpreendeu. A queniana Vivian Kiplagat tomou para si a liderança desde o início e parecia se encaminhar para uma vitória tranquila. No entanto, a partir do quilômetro 32, Marlei Willers, a Preta, ultrapassou e correu para o título, fechando a prova em 2h41m06.

“Eu vi que ela diminuiu o ritmo e aí resolvi arriscar”, disse a campeã, que comemorou muito com a torcida a conquista. “Tem um gostinho muito especial ganhar em casa, fazia muito tempo que uma gaúcha não vencia a prova”, completa.

No masculino, ao cruzar os primeiros 10 quilômetros, a liderança era do brasileiro Wellington Bezerra. No entanto, não demorou muito para que o favoritismo dos africanos se impusesse. Quando a prova retornou à região da largada, desta vez em direção ao Centro, a dianteira já era do queniano Vestus Chemjor. Dali em diante, com um ritmo que se manteve quase sempre acima dos 3km/h, foi ficando mais evidente que o lugar mais alto do pódio seria dele.

A movimentação na região do Barra Shopping Sul, onde aconteceu a largada, ao som de “Chariots of Fire”, às 7h, foi intensa desde bem antes. Por volta das 5h30min, o número de atletas e familiares circulando por entre as diversas tendas das equipes chamava a atenção. A quantidade de corredores era tamanha que foram mais de sete minutos de gente passando pela linha inicial até que todos tivessem largado. Estima-se que cerca de 16 mil atletas tenham participado da competição.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.