Região
Mulheres longe da dor e depressão em Presidente Lucena
Atividades físicas e amizades fazem moradoras valorizar a vida
Por
Cândido Nascimento
Presidente Lucena – Maria Glaci Pozzebon e Inez Terezinha da Silva são mulheres guerreiras, que sentiam muita dor no corpo e não caminhavam. A primeira sentia as dores e não caminhava por causa disso e, com os exercícios, já consegue se deslocar e está mais feliz. A outra, após perder o esposo, José Plínio Schneider, tinha um começo de depressão, além de não caminhar.
“EU REJUVENESCI”
Quando começou a fazer atividades físicas e participar das oficinas, Inez diz que rejuvenesceu pelo menos 25 anos. “Hoje eu faço abdominal e outros exercícios e caminhadas, mas antes estava muito depressiva por causa do meu esposo. Depois de vir para cá (Cras) e conversar com as minhas amigas e ser bem acolhida pelo Joel, mudou tudo, ele luta por nós”, comenta Inez.
Já a moradora Maria Glaci também comenta que estava parada em casa. “Eu não caminhava mais, sentia dores e precisava usar uma bengala, mas a ginástica me ajudou a caminhar novamente, sou uma outra pessoa hoje”, destaca a moradora.
Joel Metz fica impressionado com o resultado alcançado pelas participantes das oficinas. “Quem vê elas hoje entende que são verdadeiros exemplos de transformação de vida, tanto na parte da saúde física quanto na emocional, e isso é gratificante para todos nós”, conclui.