Região
Novidade na área gastronômica: Picada Café agora é o Vale dos Cafés Coloniais
Picada Café – Depois de mais de dois séculos de história, Picada Café inicia um novo e empolgante capítulo, cheio de memórias, sabores e significados. No final dos anos 1800, este vale acolhedor era um ponto estratégico para os tropeiros que cruzavam a região em busca de repouso e alimento. Aqui, eles encontravam mais do que uma refeição: encontravam acolhimento, hospitalidade e um café preparado com carinho. Era uma pausa revigorante, que deixava marcas. Agora, em 2025, esse espírito ganha nova vida com o lançamento do roteiro Vale dos Cafés Coloniais, uma experiência que transforma tradição em encantamento. A iniciativa coloca Picada Café como referência nacional em gastronomia afetiva, celebrando a fartura, o sabor autêntico e o ingrediente que une tudo isso: o amor.
MARCO PARA O TURISMO E PARA A CIDADE
A noite de segunda-feira, 28, já é parte da história de Picada Café. O lançamento ocorreu no Café Colonial Encosta da Serra, um dos seis empreendimentos que integram o roteiro. Cerca de 70 pessoas, entre autoridades, empresários, comunicadores e apaixonados por turismo, participaram da solenidade, conduzida pelo professor Paulo Staudt, em um ambiente repleto de emoção, memórias e entusiasmo. Quatro dos seis cafés estiveram representados no evento e compartilharam suas trajetórias, desafios superados e orgulho de integrarem essa nova fase do turismo. Todos reforçaram como o projeto impulsiona os negócios e fortalece os laços com a cultura e identidade da cidade. O influencer Filipe Pereira, criador do perfil @umgauchoviajante, marcou presença com seu entusiasmo pelo turismo regional. Ele e sua equipe registraram conteúdos nos estabelecimentos e pontos turísticos, levando a essência de Picada Café para ainda mais pessoas.
HISTÓRIA VIVA
A professora e coordenadora cultural Patrícia Stoffel Hansen relembrou as origens do município com a chegada dos imigrantes alemães. Foram eles que trouxeram os saberes, os costumes e a hospitalidade que hoje se refletem no roteiro, uma verdadeira homenagem aos pioneiros que moldaram Picada Café. A marca do Vale dos Cafés Coloniais foi desenvolvida com sensibilidade pela agência Altmiau, representada por Vanessa dos Santos. A secretária DE Turismo, Indústria e Comércio, Cléri Spindler, idealizadora do projeto, agradeceu a confiança dos empreendedores e reforçou que o roteiro vai além da culinária, ele é uma imersão afetiva. Em todos os cafés, totens serão instalados com informações sobre os atrativos turísticos e distâncias, promovendo uma experiência completa, que une gastronomia, cultura e lazer. Os deputados estaduais Issur Koch e Élton Weber prestigiaram o evento.
DECRETO
O ponto alto da noite foi a assinatura do Decreto Municipal pelo prefeito Daniel Rückert, que oficializa o roteiro Vale dos Cafés Coloniais. “Quando a Cléri e a Patrícia me trouxeram essa ideia, pedi que fosse colocada em prática imediatamente. O Vale dos Cafés Coloniais traduz o que somos e o que temos de melhor para oferecer a quem nos visita. Desejo muito sucesso a todos que fazem parte dessa história”, declarou o prefeito com emoção. Como não poderia deixar de ser, a noite foi coroada com um autêntico café colonial, servido aos presentes.
<BOX>
<10>VALE DOS CAFÉS COLONIAIS
EMPREENDIMENTOS PARTICIPANTES
Café Colonial Encosta da Serra
BR-116, Km 196
@cafecolonialencostadaserra
Café Colonial e Pizzaria Rodeio
Rua Emancipação, n° 1459 – Galeria Bahnhof
@cafecolonialrodeio
Café Colonial Rota
BR-116, Km 194, n° 2101
@cafecolonialrota
Café da Montanha
Rua Balduino Metz, n° 35 – Morro Hansen
@morrodovento
Café Colonial Dahmer Haus
BR-116, Km 192,5, n° 604
@dahmerhauscafecolonial
Padaria e Confeitaria Beija Flor
Rua Carlos Schorr, n° 58
@padaria_beijaflor
Foto Marco Dieder
