Conecte-se conosco

Região

Operação envolve quase 50 bombeiros e centenas de voluntários em Nova Petrópolis

07/05/2024 - 15h34min

Atualizada em 07/05/2024 - 15h34min

Estrada do Rio Caí ficou bastante danificada (CRÉD. JONAS HAAS/BVNP)

Foram mais de 50 atendimentos e mais de 60 vítimas resgatadas

GIAN WAGNER BAUM

Nova Petrópolis – Uma megaoperação ocorre em Nova Petrópolis desde o início das chuvas que assolam o Estado. Na última terça-feira, 7, os Bombeiros Voluntários apresentaram alguns números registrados. A operação histórica contou com 47 bombeiros trabalhando e o emprego de seis veículos, sendo quatro terrestres, uma embarcação e um helicóptero uso no resgate. Somente os bombeiros resgataram 59 pessoas, mas algumas famílias foram resgatadas por voluntários, tornando este número ainda maior.

Cãozinho com bombeiro que atuou em seu resgate (BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS)

MAIS DE 50 OCORRÊNCIAS – Desde o início das chuvas foram mais de 50 atendimentos, sendo 17 averiguações, quatro desobstruções de via (atendida pelos Bombeiros), dois deslizamentos envolvendo moradias, um isolamento de via, um apoio operacional, um vendaval, oito cortes de árvores e 18 buscas e salvamentos.

Voluntariado dá exemplo
Grupos de voluntários se formaram durante este período para ajudar as vítimas. Foram formados dois pontos principais para atender as vítimas e arrecadar doações. Nesta terça-feira, eles se organizavam também para auxiliar nas limpezas dos locais afetados. Até a terça-feira, Nova Petrópolis contabilizava 26 desabrigados, conforme informação da Prefeitura.

Máquinas trabalham na rua Silvestre Zimmermann, no Tirol (CRÉD. FRANCIS LIMBERGER)

Prefeitura trabalha para liberar ruas
O DAER liberou o quilômetro 6 da ERS-235 em meia pista e também o quilômetro 17 da rodovia, em direção a Gramado. Porém, a BR-116 fechou novamente em direção a Picada Café. Para Caxias do Sul, o DNIT já trabalha na limpeza do quilômetro 175, próximos aos acessos da Linha Temerária e São José do Caí.
Nas vias internas, a Secretaria de Obras mantém diferentes frentes de trabalho para liberar as ruas obstruídas no interior do município. As ruas abertas são a Vicente Prieto para Picada Café; a Rua Nove Colônias, aberta da ERS-235 até o Pinhal Alto; a VRS-827, da Linha Temerária até a BR-116; a rua Silvestre Zimmermann, aberta até a Linha Temerária e do Tirol até o limite com Feliz; e a estrada Rio Caí, de São José do Caí até a BR-116.
A Rua dos Imigrantes está aberta até Linha Olinda e fechada em Linha Nova. A Estrada Rio Caí está fechada de São José do Caí até Linha Pirajá. A estrada principal de Linha Pirajá, a estrada de Linha Pirajá Alta, por trás da Cooperativa Piá, a estrada de Arroio Paixão e a estrada de Stile Eck estão fechadas.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.