Conecte-se conosco

Região

Peões da ACTG Portal da Serra, de Dois Irmãos, representam região em concurso estadual

16/04/2024 - 17h40min

Atualizada em 17/04/2024 - 10h02min

Matheus e Lorenzo representam a ACTG Portal da Serra e a 30ª Região Tradicionalista no concurso estadual (Foto: divulgação)

35º Entrevero Cultural de Peões do Rio Grande do Sul testa conhecimento artístico, cultural e histórico dos participantes

Dois Irmãos – Os peões da Associação Cultural de Tradições Gaúchas Portal da Serra, Matheus Machado Portelinha (15 anos) e Lorenzo Glier Lorhder (12), se preparam para participar do 35º Entrevero Cultural de Peões do Rio Grande do Sul que acontece nos dias 18, 19 e 20 de abril em Entre-Ijuís e Santo Ângelo no Parque da Fenamilho.

Muito estudo e preparação

O Entrevero Cultural de Peões, na fase Estadual, é a conclusão de um ciclo de estudos e preparação. Os participantes passaram por um concurso interno onde foram peões da entidade e no ano passado concorreram a peões da 30ª Região Tradicionalista. Com a primeira colocação neste concurso, abriu-se a oportunidade para que pudessem representar a ACTG Portal da Serra e a 30ª Região no entrevero Estadual, levando o nome de Dois Irmãos para todo o Estado.

“Os guris se dedicaram muito e merecem nossa admiração e respeito, pois optaram em se dedicar aos estudos e preservar a cultura gaúcha”, disse Diego Schuh, Capataz Cultural da ACTG Portal da Serra. “Viemos estudando desde o ano passado para este momento”, completou.

O concurso terá 3 momentos: Prova escrita, ⁠prova artística e oral e ⁠prova campeira e elas podem ser acompanhadas pelas redes sociais do MTG.

“O resultado de ser peão estadual é consequência de um trabalho que vai se formando no passar de todos estes anos de vida tradicionalista e no compromisso que se tem com a tradição, mas para nós o resultado não pode ser o mais importante. Temos certeza que o processo e o amadurecimento que estes guris desenvolvem os tornam cidadãos muito mais conscientes da sua responsabilidade com a sociedade”, disse Diego.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.