Conecte-se conosco

Região

PICADA CAFÉ 32 ANOS – Lairton Diel e Ejair Dias: os amigos se unem e investem na produção de mel

22/03/2024 - 20h20min

Numa propriedade ao lado da Rua Presidente Lucena fica um exemplo de que com conhecimento, muito trabalho e investimento o setor agrícola pode gerar renda extra. Os amigos Lairton Diel e Ejair Dias transformaram o conhecimento na criação de abelha em algo rentável. O industriário Lairton, 49 anos, e o aposentado Ejair, 54, montaram uma pequena sala de extração de mel e transformam a produção de mel em uma renda extra. E eles garantem, ainda vão crescer muito.

DA AMIZADE: UMA PARCERIA

Lairton e Ejair são amigos há muitos anos e a cerca de 10 iniciaram uma sociedade. Eles explicam que já se ajudavam um ao outro na criação de abelhas. “A gente se ajudava e, quando vimos que seria um bom negócio, apostamos e estamos satisfeitos na sociedade. Eu já criava abelha em Santa Catarina e vi na nossa cidade a oportunidade de investir e crescer no setor”, afirma Lairton. O morador mantém um sítio no Lichtenthal e, além de abelhas, cria ainda gado de corte, algumas galinhas e mantém quatro açudes. “Sempre abro açude na véspera da Sexta-feira Santa. Já tem um pessoal fixo que compra peixe todos os anos”, afirmou.

SÃO CERCA DE 150 CAIXAS DE ABELHA

Lairton e Ejair dividem o dia a dia entre o trabalho fora e a criação de abelhas. Atualmente os sócios possuem 150 caixas de abelha. Essas, explicam, ficam em Picada Café e na propriedade de amigos em Nova Petrópolis.

ESPERAM PRODUÇÃO DE DUAS TONELADAS

Os amigos Lairton e Ejair são unânimes em afirmar que seguirão investindo no ramo e buscando cada vez mais produzir mel de qualidade. Eles já produzem as rainhas (abelha chefe), além da cera de mel e própolis. Atualmente possuem dez espécies de abelha sem ferrão, além da abelha tradicional. Sobre produção, os amigos afirmam que isso depende muito do clima, mas que o objetivo é produzir cerca de duas toneladas em 2024. “Abelha é como milho, soja e feijão. Vai depender do clima. Se não cuidar, não vinga. Se não chover não vai dar a flor que a abelha precisa para produzir o mel”, descreveu Ejair.

ASSOCIAÇÃO DEVE AGREGAR CONHECIMENTO E VALOR AO PRODUTO

Os amigos Lairton e Ejair mantém uma pequena sala de extração de mel na propriedade de Lairton. Nesta fazem todo o processo de retirada do mel. Os equipamentos foram todos adquiridos pelos dois ao longo dos anos e proporcionam entregar um produto limpo, inspecionado e próprio para o consumo. Atualmente, explicam os amigos, o mel é embalado na COAPI (Associação de Apicultores de Ivoti). Os amigos fazem parte da Associação de Apicultores e Meliponicultores de Picada Café, formada em 2023. Lairton e Ejair possuem todos os cursos, básicos e avançados, e acreditam que a associação vai agregar conhecimento e valor ao produto. “A Associação vai permitir que tenhamos um selo próprio de origem e isso permitirá que nosso mel possa ser vendido fora do Estado, no Brasil e até na exportação”, detalhou Ejair.

 

Parceria também permitiu criar marca própria

A parceria dos amigos Lairton e Ejair foi ampliada e permitiu criar e lançar uma marca própria de mel. Essa conta com o apoio dos amigos Gerson, Ari e Márcio Dhein, irmãos produtores de mel que residem no Bairro Floresta. Da sociedade surgiu a marca GAMEL (fusão de Gerson, Ari, Márcio, Ejair e Lairton). Atualmente os amigos comercializam o mel na região, em mercados, e, com a chegada da Associação de Apicultores e Meliponicultores de Picada Café deve abrir novos mercados.

INVESTIMENTOS

A produção de mel dos amigos Lairton e Ejair já permite que ambos possam investir na propriedade e em mais enxames de abelhas. Indagados se já faturam muito com o produto, eles afirmam que há um bom faturamento, mas que a dupla está fazendo investimentos com o lucro com a venda. “A gente já adquiriu uma caminhonete 4×4, que facilita chegar até onde estão as caixas, além de todos os equipamentos necessários para retirada, limpeza, conservação, além dos potes para comercialização e custos para rotular o produto”, finaliza Lairton.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.