Região
História: Picada Café, Ivoti e Linha Nova são citadas em 54 livros de famílias que saíram daqui para povoar o Vale do Taquari
Picada Café/Ivoti/Linha Nova – Afinal: quem saiu daqui nos anos de 1860, 1870 e outros para povoar uma das regiões mais significativas do Estado? O Vale do Taquari, composto por 36 cidades, dentre elas Lajeado, Estrela, Encantado, Forquetinha, dentre outras, foi tema de um estudo minucioso que hoje se transformou em uma coletânea de 54 livros que contam a história dos imigrantes que há muitos anos deixaram diversas partes do estado para abrir caminhos, tilhas e se instalar no Vale do Taquari.
PICADA CAFÉ, IVOTI E LINHA NOVA
Muitos desses imigrantes vieram de cidades como Picada Café, Ivoti e Linha Nova. É o que aponta o estudo do professor de História, agora escritor e ex-prefeito de Forquetinha, Waldemar Richter. No auge dos seus 76 anos ele virá para Picada Café neste sábado, 31, para lançar a coletânea, conversar e dialogar com famílias. Ele explica que a pesquisa levou 40 anos. “Foram décadas de trabalho, visitas, de levantamento de material geológico desses imigrantes”, descreveu.
LANÇAMENTO
Neste sábado, às 15h, Picada Café será palco do lançamento dos livros publicados por Waldemar. O escritor estará no Espaço Sicredi. A impressionante coleção “Nie Gedacht – Nunca Pensei”, conta com 54 volumes que retratam, com profundidade, a trajetória de imigrantes alemães e seus descendentes no Vale do Taquari. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Picada Café e se destaca como um marco na preservação da memória regional. “A obra mergulha na história e genealogia de diversas famílias de origem alemã, algumas com raízes diretamente ligadas a Picada Café e arredores”, frisa Richter. Cada volume da coleção, com cerca de 300 páginas, documenta a história de uma família específica, reunindo dados genealógicos, fotografias e relatos que foram organizados ao longo de anos de pesquisa. Os livros também abordam aspectos culturais e sociais da imigração, compondo um verdadeiro mosaico da contribuição alemã à identidade gaúcha. A cerimônia terá início às 15h. Richter fará uma palestra explicando o processo de elaboração da obra, os desafios enfrentados e a importância de manter viva a história das famílias que ajudaram a construir a região. O autor estará disponível para autografar os exemplares. Com “Nie Gedacht – Nunca Pensei”, Waldemar Richter consolida sua atuação como uma das principais referências na historiografia da imigração alemã no Rio Grande do Sul, contribuindo de forma valiosa para a preservação da identidade cultural do estado.
Algumas famílias citadas
O acervo de livros de Richter aponta que diversas famílias povoaram o Vale do Taquari. São citadas as famílias Bündchen, Bauer, Krüger, Hübner, Stumpf, Schmitz, Bergmann, Scherer, Zimmer, Kern, Haas, Feil, Klein, Metz, Michels, Schneider, Ruppenthal, Auler, Hörle, Müller, Born, Hepp, Buss, Schreiner, dentre muitos outros.