Região
Prefeitura de Estância Velha cria Comissão de Ética da Enfermagem no Hospital Municipal
Iniciativa inédita reforça fiscalização de condutas profissionais no Hospital Getúlio Vargas
A Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), anunciou a criação da Comissão de Ética da Enfermagem do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV). A medida inédita tem como objetivo fiscalizar e avaliar a conduta ética dos profissionais de enfermagem da instituição.
Conforme o secretário da Saúde, Yuri Campos, o presidente da Comissão Eleitoral será o enfermeiro Rafael Vieira, responsável pela organização do processo de escolha dos integrantes do colegiado. Serão eleitos três representantes: um(a) enfermeiro(a) e dois(as) técnicos(as) em enfermagem.
A Comissão de Ética atuará conforme o Código de Ética da Enfermagem, e eventuais infrações serão encaminhadas ao Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (COREN-RS). “Esta é a primeira vez que o Hospital terá uma comissão de ética da enfermagem, e acreditamos que isto é mais um instrumento de avaliação do serviço prestado à nossa comunidade”, destacou o secretário.
A votação entre os servidores do hospital foi concluída na segunda-feira, 30 de junho. Com o encerramento da eleição, foram iniciados os prazos para apresentação de recursos. O resultado final será divulgado no dia 11 de julho. Já a data da reunião plenária do COREN-RS, responsável pela homologação e posse dos membros, ainda não foi definida. O mandato da Comissão será de três anos.
