Região
Prefeitura prevê conclusão das obras na Av. Presidente Lucena em Ivoti nesta semana

Intervenção começou em setembro de 2024 com investimento de R$ 2,2 milhões para substituição da rede de distribuição de água
Por Geison Concencia
Ivoti – A obra de substituição da rede de distribuição de água na Av. Presidente Lucena, deve ser concluída ainda nesta semana, conforme previsão da Prefeitura. A intervenção, iniciada em setembro de 2024, contou com investimento de R$ 2,2 milhões e abrangeu 5,2 quilômetros de rede.
A substituição foi executada pela RP Engenharia, empresa contratada. Inicialmente, ela havia estimado seis meses para conclusão – dos 12 meses que ela tinha para executar a obra -, mas a presença excessiva de rochas ao longo do traçado acabou estendendo os trabalhos até junho de 2025, três meses antes do fim do prazo contratado.
Em alguns trechos, foi necessário realizar detonações para viabilizar a instalação da nova tubulação. Segundo a Autarquia Água de Ivoti, também houve dificuldade na contratação de mão de obra por parte da RP, o que comprometeu o ritmo da execução.
A Av. Presidente Lucena, segundo a autarquia, concentrava a maior quantidade de redes instaladas pela Corsan no município.
“Pouco se conhecia desse trecho. Trata-se da maior concentração de redes da Corsan, sem acesso claro à estrutura existente. A obra foi importante para compreendermos melhor o sistema, interligarmos três redes distintas e, assim, ampliarmos a capacidade de levar água tratada a diferentes regiões da cidade que antes enfrentavam dificuldades de abastecimento”, havia informado a autarquia em nota técnica.
A execução da obra ocorreu em etapas, com a troca da rede sendo sucedida pela implantação da camada asfáltica. A pintura viária será realizada sete dias após a aplicação do asfalto, respeitando o tempo necessário de cura do material.
A Concresul, empresa responsável pela pavimentação, trabalha atualmente no trecho entre a rotatória da Avenida Presidente Lucena com a Rua São Leopoldo até as proximidades da Pizzaria Pepperoni.
O principal objetivo da intervenção, de acordo com a Autarquia Água de Ivoti, é separar a adução da distribuição de água. A medida deve reduzir perdas e vazamentos, facilitar o controle de pressões na rede e diminuir a necessidade de novas intervenções na principal via da cidade.