Conecte-se conosco

Região

Professor aproveita YouTube para ensinar matemática e alcança 100 mil seguidores

06/03/2024 - 20h57min

Por Geison M. Concencia

Estância Velha/Ivoti – O professor do Colégio Luterano Arthur Konrath, Vandoir Antonio Bock (Vando Mat) conquistou a famosa placa do YouTube de 100 mil seguidores, com aulas de matemática. A ideia foi uma forma do professor proporcionar um material extra para seus alunos durante o contraturno.

“O canal completou agora em janeiro deste ano 100 mil inscritos, e no YouTube, quando você fecha 100 mil inscritos, tem um prêmio e esse prêmio é uma placa. E eu encomendei essa placa, que chegou há duas semanas. Estou feliz da vida com esse prêmio”, disse Vando.

Além de produzir muitos vídeos à plataforma, Vando também leciona em escola estadual, particular e uma escola técnica à noite.

Façanha

A conquista dos 100 mil inscritos não é fácil, pois uma aula de matemática não é tão atrativa para os usuários do YouTube. Por conta desse reconhecimento, Vando não esconde a alegria.” Eu estou muito orgulhoso, porque as pessoas não se inscrevem no canal de matemática. Normalmente, elas optam por outros canais de humor e famosos. Para conquistar 100 mil inscritos no canal de ensino de aprendizagem eu acho que é importante”.

A recente conquista não desmotiva o professor, que agora pretende atingir a marca de um milhão.

“Agora busco a próxima placa, a de um milhão de inscritos. Vai demorar bastante, mas vamos à luta”, explica.

Segredo do sucesso

O professor posta vídeos toda a semana, nas segundas e quintas. Às vezes ocorrem vídeos extras para solidificar o conhecimento. Os vídeos começaram a ser publicados em 2018, e se tornaram uma rotina em sua vida.

O método do professor envolve uma explicação direta do conteúdo, sem muitas apresentações. “As pessoas não buscam um canal de matemática por apreciarem o conteúdo, mas porque precisam. Então, não enrolo e vou direto ao assunto”.

A inspiração para produzir conteúdo, muitas vezes, vem da sala de aula. Vando percebe aqueles assuntos que seus alunos mais têm dificuldades e elabora um vídeo novo. Além disso, também conta com o retorno dos seus seguidores.

“No canal, recebo comentários praticamente todos os dias. Em alguns vídeos, as pessoas agradecem por ter ajudado e explicado o assunto de maneira calma e confiante. Outros perguntam em relação a conteúdo, como se faz determinada questão. E eu sempre respondo e explico como se realiza alguma operação matemática. E isso desperta a gratidão nos alunos”.

Monetização

Desde 2018, Vando publica seus vídeos no YouTube. Um ano depois, Vando recebeu retorno da plataforma.

“Em 2019, o canal começou a ser monetizado. Mudou meu olhar sobre o que estava acontecendo. Aumentou meu interesse sobre o assunto, e como gosto de matemática, foi o suficiente para me impulsionar a fazer mais vídeos”.

Mais de um milhão de visualizações em um único vídeo

Uma das produções do professor Vando superou a marca de um milhão de visualizações. O tema da aula é sobre “Teorema de Pitágoras no triângulo retângulo com algumas dicas”. O vídeo tem cerca de oito minutos.

Outro vídeo publicado na terça-feira (5) atingiu mais de 30 mil visualizações, em cerca de 24 horas. O tema da aula aborda operações com radicais focados na Fundação Liberato.

Tecnologia: uma ferramenta para agregar

O professor Vando acredita no potencial das plataformas de Streaming, embora tenha algumas ressalvas. “Acho essa discussão valiosa, tem muito a agregar, é uma ótima ferramenta, mas tem a sua parte ruim de distrair com outras coisas, sem realmente estar ajudando naquele momento”.

 

 

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.